Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 21/07/2015
Nesta segunda (20), a Grécia aumentou o preço dos produtos nas prateleiras dos supermercados, resultado do aumento do Imposto sobre o Valor Agregado (VAT) de 13% para 23%.
Vários produtos ficaram mais caros como carne, sal, papel higiênico, entre outros. A alta no imposto também afetará serviços educacionais, públicos, serviços de táxi, restaurantes, entre outros. O preço do transporte público está previsto para subir no mês que vem.
O aumento do Valor Agregado (VAT sigla em inglês) está entre as medidas severas aceitas pela Grécia em troca de ajuda dos credores internacionais no valor de 86 bilhões de euros.
Os bancos gregos estão fechados desde o dia 28 de junho, mas reabriram nesta segunda. O limite de saque passou de 60 euros por dia para 420 euros por semana. Cheques e transferências de dinheiro para outros países não estão autorizados por enquanto.
Não existe previsão de abertura da Bolsa de Valores de Atenas enquanto durar o controle de capital no país.
A população que foi cedo para fila do banco, disse que entende que a situação está difícil, mas espera que as coisas voltem ao normal.
As primeiras medidas de rigor pelo Parlamento grego na última quinta-feira (16) abriu caminho para a que Comissão Europeia confirmasse um empréstimo no valor de sete bilhões de euros, para que a Grécia possa realizar o pagamento de dívidas ao Fundo Monetário Internacional e ao Banco Central Europeu.
Um acordo com os credores internacionais gerou reação entre o partido do primeiro-ministro Alexis Tsipras, que venceu as últimas eleições em janeiro. A reação do partido de esquerda da Grécia Syria resultou em mudanças no governo, entre as mudanças estão nove membros do alto escalão foram substituídos, o Ministro de Energia, Panagiotis Lafazanis, líder do grupo militante do partido foi um dos nove. Novas eleições podem acontecer em agosto se o poder continuar enfraquecido.
Publicidade
A Ouvidoria Geral de Barueri registrou 11.179 manifestações em 2025, com destaque para demandas nas áreas de Saúde, Segurança e Educação
Publicado em 29/01/2026
Publicado em 29/01/2026
Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026
Publicado em 29/01/2026
O bloqueio deve durar 15 dias, com travessia segura para moradores e acesso à Praça das Artes e à Escola Estadual Raposo Tavares
Publicado em 22/01/2026
Publicidade