Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 29/01/2026
O exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a passar por mudanças importantes no Brasil. Alguns estados decidiram flexibilizar regras tradicionais da avaliação, como a exigência da baliza, uma das etapas que mais gerava reprovação entre os candidatos. A proposta é tornar o processo mais simples, menos oneroso e mais próximo da realidade do trânsito atual. As alterações ocorrem em meio à publicação da Resolução nº 1.020/2025 do Contran, que prevê a criação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Esse documento terá o objetivo de padronizar os procedimentos em todo o país. No entanto, enquanto o manual não é divulgado oficialmente, cada Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mantém autonomia para definir as próprias regras. Nesse cenário, alguns estados já decidiram antecipar mudanças e reformular a prova prática, substituindo a baliza por uma avaliação baseada apenas no percurso e no comportamento do candidato ao volante. Veja abaixo.
São Paulo (SP)
Em São Paulo, o Detran anunciou o fim da baliza no exame prático e autorizou que a prova seja realizada também em veículos com câmbio automático. A avaliação passa a ser feita exclusivamente em trajeto urbano, com acompanhamento de um examinador de trânsito, que observa itens como atenção, respeito à sinalização, controle do veículo e segurança na condução. Espírito Santo (ES). O Detran do Espírito Santo afirmou em nota enviada à CNN que retirou a exigências das etapas de baliza e ladeiras da prova prática.
Mato Grosso do Sul (MS)
O Mato Grosso do Sul também aderiu ao fim da baliza no exame prático. No estado, a prova é realizada apenas por meio de percurso, com o candidato sendo avaliado ao longo do trajeto por um examinador.
Santa Catarina (SC)
Em Santa Catarina, o Detran autorizou que a prova seja realizada em veículos com câmbio automático.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
A Ouvidoria Geral de Barueri registrou 11.179 manifestações em 2025, com destaque para demandas nas áreas de Saúde, Segurança e Educação
Publicado em 29/01/2026
Publicado em 29/01/2026
Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026
Publicado em 29/01/2026
O bloqueio deve durar 15 dias, com travessia segura para moradores e acesso à Praça das Artes e à Escola Estadual Raposo Tavares
Publicado em 22/01/2026
Publicidade