Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 15/08/2019
A memória, a criatividade e a coordenação motora, dentre outras capacidades, foram exercitadas pelos participantes do Grupo de Idosos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Francisca de Melo, do Parque Viana, durante uma oficina de pintura que empolgou tanto pacientes quanto membros da equipe. Os idosos usaram telas e tintas para criar peças individuais e também coletivas.
“Sabemos que o desenho e a pintura, além de ajudarem no estímulo de funções motoras, podem servir como recursos terapêuticos aliados ao tratamento que o idoso já realiza.
Veja Também: Prefeitura de Barueri executa 126 mil metros lineares de asfalto novo
A pintura traz benefícios mentais, ajuda a equilibrar emoções e soltar a imaginação”, explica a assistente social da unidade, Danila Martins. De acordo com a profissional, “atividades manuais como a pintura ainda trabalham a coordenação motora fina, aquela que requer o movimento de pequenos músculos do corpo, como os das mãos e dos olhos, algo que o idoso normalmente vai perdendo ao longo dos anos”. A finalização dos trabalhos trouxe um impacto bastante positivo aos pacientes que, segundo a equipe, se sentiram valorizados e capazes de criar e produzir. E para que esse efeito não se perca, as telas coletivas serão expostas nas dependências da UBS, trazendo mais cor e alegria ao ambiente. Já as obras de arte individuais darão origem a uma exposição no final do ano, organizada pela unidade.
Atenção ao idoso
Multidisciplinar, o Grupo de Idosos conta com a participação de profissionais de diferentes áreas. Por meio de encontros semanais, o projeto tem o objetivo de acompanhar os idosos que frequentam a UBS oferecendo orientações e atividades que resultem em uma melhor qualidade de vida e na prevenção. No Parque Viana os encontros acontecem todas as quintas-feiras às 14h30.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
A Ouvidoria Geral de Barueri registrou 11.179 manifestações em 2025, com destaque para demandas nas áreas de Saúde, Segurança e Educação
Publicado em 29/01/2026
Publicado em 29/01/2026
Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026
Publicado em 29/01/2026
O bloqueio deve durar 15 dias, com travessia segura para moradores e acesso à Praça das Artes e à Escola Estadual Raposo Tavares
Publicado em 22/01/2026
Publicidade