Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 25/02/2016
Mais de 100 mil refugiados e imigrantes chegaram à Europa pelo Mar Mediterrâneo desde janeiro, informou nesta terça-feira a Organização Internacional de Migrações (OIM).
Dessas pessoas, mais de 97 mil entraram pela Grécia e o restante pela Itália (aproximadamente 7,5 mil), segundo especificou a entidade.
Nesse período foram registrados 410 mortos em naufrágios, dos quais 321 perderam a vida na rota do Mediterrâneo oriental, entre as costas da Turquia e as ilhas gregas, o trajeto marítimo considerado mais mortífero para os refugiados.De acordo com os registros da OIM na Grécia, desde fevereiro chegaram ao país mais de 35 mil refugiados e imigrantes, dos quais 48% procedem da Síria, 25% do Afeganistão, 17% do Iraque, 3% do Irã e 2% do Paquistão. Os 5% restantes são originais de Marrocos, Bangladesh e Somália, entre outros países.
Veja Também: Filhote de golfinho morre após ser retirado do mar para turistas fazerem selfie
Neste mês, a OIM estima que cerca de 26 mil refugiados cruzaram a fronteira entre Grécia e Macedônia, onde só é permitida a passagem de cidadãos da Síria, Iraque ou Afeganistão.
Por outro lado, na Itália “foram reportados vários dias sem chegadas devido às duras condições do mar”. Na segunda-feira foram resgatadas 940 pessoas das águas do Canal da Sicília, a maioria de origem subsaariano e que tinham saído da Líbia devido à deterioração da segurança no país.
“Seguimos registrando chegadas de muitos imigrantes vulneráveis, que estão geralmente em más condições e foram vítimas de violência dos traficantes. Há muitas mulheres vítimas de tráfico humano, uma tendência alarmante que já observávamos em 2015”, disse um porta-voz do OIM da Itália, Flavio Di Giacomo.
Enquanto as entradas de refugiados e imigrantes pela Grécia aumentou de forma exponencial em relação há um ano, as que ocorrem pela Itália se mantêm estáveis.
A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) estima que até 90% dos que chegam pelo Mediterrâneo à Grécia fogem da guerra e da perseguição e são aptos para receber o status de refugiados. A maioria dos migrantes que chega à Itália é proveniente da África – Marrocos, Guiné-Conacri, Senegal, Gâmbia, Nigéria ou Somália.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
A reforma geral e adaptação da Estação Cultural Parque Viana tem ainda como finalidade, dentre outros itens, proporcionar a prática constante de atividades culturais, artísticas e sociais às famílias
Publicado em 03/04/2025
Tremor de magnitude 7,7 foi registrado na sexta-feira (28). Estima-se que 4,6 mil pessoas ficaram feridas e outras 373 seguem desaparecidas
Publicado em 03/04/2025
Publicado em 03/04/2025
As atividades de comemoração começam às 9h, com o hasteamento dos pavilhões em frente à Câmara Municipal de Barueri
Publicado em 28/03/2025
Publicidade
Publicidade