Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 09/03/2016
Um grupo de filhotes de animais silvestres atendidos pelo Cetas Barueri, o Centro de Triagem de Animais Silvestres da Secretaria de Meio Ambiente, foi encaminhado para uma área de soltura e monitoramentona região para que possam viver em liberdade em seu habitat natural.
Os animais ficaram por volta de quatro meses sob os cuidados da equipe do Cetas. Foram recebidosentre setembro e outubro do ano passado, época em que os filhotes de animais silvestres aparecem com mais frequência, já que o início da primavera é a época de reprodução dos animais.
Cuidados especiais
Faziam parte do grupo encaminhado para soltura cinco irerês, três jacuguaçus e um ouriço caixeiro. Para que eles pudessem se desenvolver e ganhar a liberdade, um grande esforço foi feito pela equipe de biólogos, veterinários e tratadores do Cetas. “Os principais desafios no cuidado com os filhotes são a temperatura e a alimentação”, ressalta Erika Kaihara, gestora da unidade. Ela explica que esses animais passaram por um período em ambiente com temperatura controlada e receberam um complemento multivitamínico, além de uma mistura especial para a alimentação.
Veja Também: Belo Monte pode colocar 50 espécies de peixes em risco, revela estudo
Erika ressalta ainda que ao encontrar um filhote de animal silvestre é preciso avaliar a situação com muito cuidado antes de retirá-lo do local onde ele está, pois a reabilitação deste tipo de animal é muito difícil longe da mãe. “Nem sempre é necessário recolher um filhote ao encontrá-lo na cidade,. Na maioria das vezes seus pais estão por perto e logo voltarão para ajudá-lo.”
O Cetas
O Cetas Barueri foi inaugurado em abril de 2012 e desde então já realizou mais de 3.200 mil atendimentos e encaminhou para soltura mais de dois mil animais silvestres, que hoje desfrutam da liberdade em vários locais do estado e do País.
O local, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente de Barueri, recebe animais doentes, acidentados, provenientes de entrega voluntária e também vítimas do comércio ilegal de animais silvestres.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
O novo prédio será erguido em um terreno de 13.552,24 m², na Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis
Publicado em 14/08/2025
As três potências afirmam que ainda há espaço para diálogo, mas que a paciência está se esgotando diante da falta de cooperação iraniana
Publicado em 14/08/2025
Haddad diz que Brasil está sendo sancionado por ser “mais democrático”
Publicado em 14/08/2025
Cidade investe em mobilidade urbana e atrai oportunidades de trabalho para moradores da Grande São Paulo
Publicado em 06/08/2025
Publicidade
Publicidade