Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 18/12/2025
O uso consciente da água é fundamental para a preservação deste recurso natural tão precioso.
A falta de chuvas, aliada à chegada do calor e ao consumo constante, levou os mananciais que abastecem a Grande São Paulo a níveis alarmantes. O Alto Tietê, que abastece 4 milhões de habitantes da zona leste da capital e da Região Metropolitana, está com apenas 18% de sua capacidade, enquanto o Cantareira, responsável por atender 9 milhões de pessoas na região, encontra-se em 19,7%. Estas informações foram fornecidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Veja Também: Retrospectiva 2025: Barueri fecha o ano com obras impactantes
Para minimizar os impactos da escassez hídrica, a Sabesp iniciou a redução da pressão da água no período noturno em 27 de agosto, das 21h às 5h, e ampliou o período para 10 horas, das 19h às 5h, a partir de 22 de setembro, conforme deliberação da Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp).
Mais do que nunca, é necessário intensificar o uso consciente da água por meio de atitudes simples, mas que fazem toda a diferença.
Saiba mais sobre dicas sobre uso consciente da água
Combater vazamentos para evitar desperdício; Reduzir o tempo de banho de 15 para 5 minutos; Escovar os dentes e fazer a barba com a torneira fechada; Usar descargas com caixa acoplada ou de duplo acionamento; Ensaboar a louça e enxaguá-la apenas no final; Utilizar a máquina de lavar louça cheia e no programa adequado; Deixar frutas e verduras de molho para higienizá-las; Lavar roupas com a máquina cheia; máquinas de abertura frontal consomem menos água que as de abertura superior; Usar vassoura para limpar quintais e jardins, evitando a mangueira; Regar plantas no início da manhã ou ao final da tarde; Preferir produtos e alimentos que gastem menos água em sua produção.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
A Ouvidoria Geral de Barueri registrou 11.179 manifestações em 2025, com destaque para demandas nas áreas de Saúde, Segurança e Educação
Publicado em 29/01/2026
Publicado em 29/01/2026
Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026
Publicado em 29/01/2026
O bloqueio deve durar 15 dias, com travessia segura para moradores e acesso à Praça das Artes e à Escola Estadual Raposo Tavares
Publicado em 22/01/2026
Publicidade