Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 28/10/2015
A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente por meio de despacho publicado nesta quarta-feira (28) no “Diário Oficial da União”, o projeto de lei nº 24, de 2013 (nº 1.391/11 na Câmara dos Deputados) que regulamentaria a profissão do designer. A proposta encaminhada pela Câmara dos Deputados foi considerada inconstitucional pelos ministérios envolvidos e pela Advocacia-Geral da União.
Segundo o texto, foram ouvidos Ministérios da Justiça, da Fazenda, do Planejamento,
Orçamento e Gestão, do Trabalho e Previdência Social, da Educação e a Advocacia-Geral da União e todos se manifestaram pelo veto porque a “Constituição, em seu art. 5o, inciso XIII, assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo à imposição de restrições apenas quando houver a possibilidade de ocorrer dano à sociedade.” O texto segue agora para o Congresso Nacional.
De autoria do ex-deputado Penna (PV-SP), a proposta previa que somente os titulares de curso superior, ou pessoas com pelo menos três anos de experiência até a data de publicação da lei, poderiam exercer a profissão. De acordo com o texto, pessoas sem a adequada qualificação não poderiam trabalhar em atividades envolvendo desenhos industriais, pesquisa, magistério, consultoria e assessoria, conexas aos desenhos.
Se fosse aprovado o projeto, o fruto do trabalho do designer passaria a ser protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/1998).
Publicidade
A mudança ocorrerá na Alameda Rio Negro, na altura do km 23, no acesso ao bairro de Alphaville, em ambos os sentidos
Publicado em 02/07/2025
Fenômeno também gerou alertas de saúde e incêndios florestais, além de ter forçado fechamento de escolas e pontos turísticos
Publicado em 02/07/2025
Efeito médio será de 13,94% em 24 municípios da região metropolitana
Publicado em 02/07/2025
Cidades devem registrar mínimas abaixo de 10°C; população deve se preparar para frio intenso e tempo seco
Publicado em 26/06/2025
Publicidade
Publicidade