Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 29/08/2019
A Câmara dos Deputados instalou a comissão especial para análise do projeto que atualiza a Lei de Improbidade Administrativa. O colegiado elegeu por unanimidade o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) para presidir o colegiado. Ele indicou Carlos Zarattini (PT-SP) para a relatoria. Apresentado pelo deputado Roberto de Lucena (Pode-SP), o Projeto de Lei 10887/18 resultou do trabalho de uma comissão de juristas criada pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e coordenada pelo ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Veja Também: Políticas Públicas: Câmara Municipal de Barueri sediou Seminário Municipal da Campanha da Fraternidade
O ato de improbidade administrativa é aquele que implica enriquecimento ilícito ou vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo público. Nos últimos dez anos, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), houve mais de 18,7 mil condenações por improbidade administrativa transitadas em julgado nos tribunais federais e estaduais. A proposta estabelece que caberá ao Ministério Público propor ações de improbidade administrativa, assim como a aprovação de eventuais acordos com os envolvidos. Já as ações de ressarcimento continuam de titularidade do ente público lesado. As punições podem ser aplicadas a quem, mesmo sem ser agente público, “induza ou concorra para a prática do ato de improbidade”. O texto também propõe a possibilidade de ressarcimento por dano não patrimonial.
Curta nossa Fanpage no Facebook
c
Publicidade
A apresentação começa pontualmente às 20h30, no Boulevard Central, localizado na avenida 26 de Março
Publicado em 04/12/2025
Barueri intensifica as ações do Dezembro Vermelho, ampliando prevenção e conscientização sobre HIV/Aids e outras ISTs
Publicado em 04/12/2025
Governo defende fim da escala 6x1 além de redução de jornada
Publicado em 04/12/2025
Iniciativa coordenada pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) para reforçar a proteção da população durante o período de maior movimentação nas ruas e centros comerciais
Publicado em 27/11/2025
Publicidade