Publicidade

CCJ prorroga prazo para quitação de precatórios a pessoas jurídicas

Se aprovada em dois turnos no Senado, proposta segue para Câmara





CCJ prorroga prazo para quitação de precatórios a pessoas jurídicas

Por:Jornal NC - Publicado em 09/10/2019

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a prorrogação, até 2028, do prazo para estados, Distrito Federal e municípios quitarem precatórios devidos a pessoas jurídicas. Nas regras atuais, o prazo se encerra em 31 de dezembro de 2024.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 95/2019 faz parte das medidas do novo pacto federativo, destinado a socorrer as finanças de estados e municípios. A PEC deve entrar na pauta do plenário e, se aprovada em dois turnos, seguirá para a Câmara dos Deputados.
O relator da matéria, senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), fez duas mudanças no texto. A que prevê que o pagador lance mão de depósitos judiciais sem que sejam usados previamente recursos ordinários do orçamento e admite também o uso de recursos próprios para a quitação dos débitos de precatórios.O relator excluiu pessoas físicas desse adiamento, ou seja, para elas o calendário de pagamento continua valendo até 2024.

Veja Também: Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprova relatório da reforma da Previdência

Além de excluir do texto os precatórios de pessoas físicas - cuja natureza é alimentar - e tirar o engessamento do teto de gastos previstos na lei que trata do Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal, a proposta, da forma como segue para o Plenário, exclui do limite de despesas o pagamento de precatórios também quando feito com recursos extraordinários obtidos com saques de depósitos judiciais.
Na prática, o limite para os estados é um teto para o crescimento das despesas primárias correntes à taxa de inflação medida pela variação do IPCA por dois exercícios financeiros. Quando não cumprido o limite, os estados enfrentam sanções, como a revogação do prazo adicional de pagamento de dívidas junto à União.
Anastasia ainda retirou do texto a possibilidade de responsabilização do presidente do Tribunal de Justiça por emissão de precatórios, caso recursos referentes a depósitos judiciais, por exemplo, não estejam disponíveis no prazo de até 60 dias previstos em lei.
Essa responsabilização, pelo substitutivo, continua sendo apenas para o dirigente da instituição financeira.
Para o relator, a proposta de prorrogação vem para ajudar estados no momento em que muitos entes enfrentam restrição fiscal severa, sem prejudicar as empresas que precisam receber, uma vez que há uma correção do valor. “A matéria em exame caminha nessa direção, sem prejudicar os direitos dos credores de precatórios, pois os montantes devidos continuarão sendo corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E)”, disse Anastasia.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Cidades
  • Barueri recapeou mais de 300 ruas e colocou LED em quase 100% da cidade nos últimos anos
  • As lâmpadas de LED têm vida útil muito maior do que as lâmpadas comuns, por isso foi efetuada a troca em toda a cidade

  • Publicado em 24/04/2024

  • Internacional, Internacional
  • Biden sanciona lei que pode proibir TikTok; entenda o que acontece agora
  • Empresa dona do aplicativo tem até janeiro do ano que vem para vendê-lo

  • Publicado em 24/04/2024

  • Especiais, Especiais
  • Governo avalia ato para entrega da segunda fase da reforma tributária
  • Congresso vai analisar texto principal para regulamentar as propostas

  • Publicado em 24/04/2024

  • Cidades, Cidades
  • Barueri investe em obra de desassoreamento do rio Cotia no Jardim Maria Helena
  • O objetivo dessa atual intervenção é diminuir os efeitos das enchentes, que castigam há anos os moradores de ambos os municípios por conta do transbordamento do Rio Cotia

  • Publicado em 18/04/2024


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



Publicidade

©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados