Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 02/09/2016
A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri montou um estande diferente na 24ª Bienal Internacional do Livro São Paulo, que começou ontem, dia 26, e segue até 4 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, das 9 às 22 horas.
Barueri transformou o estande L086 num Pronto-Socorro da Leitura. Lá há o Poemômetro, aparelho que mede a emoção de uma pessoa assim que ela ouve um poema. O aparelho é operado por poemologistas, especialistas em poemas, poesias, estrofes, os quais fazem a interpretação dos gráficos registrados no exame e indicam o tratamento, que pode ser desde a leitura de sonetos de Camões a poesias de Carlos Drummond de Andrade.
Outra indicação que vale para todos os “pacientes” é a participação na Campanha Mundial pela Leitura #diadelertododia, marcada para o dia 20 de setembro, cujo objetivo é incentivar a leitura e mostrá-la como um ato prazeroso que cabe no cotidiano de cada um. O “paciente” também pode receber do poemologista a prescrição de uma cápsula (semelhante a um comprimido), feita para ler e não ingerir, que traz frases, versos e poemas de Cecília Meireles, Drummond, Alexandre Dumas, Padre Antônio Vieira, Propércio, Fernando Pessoa, Shakespeare.
Veja Também: Fuvest, Unesp, ITA e Unicamp abrem inscrições para o vestibular 2017
No estande L086, o visitante será inserido no mundo da leitura. Ele também poderá participar da confec- ção do Manifesto pela Leitura #diadelertododia com ideias, propostas, sugestões etc. Para tanto, basta escrever no livro do manifesto, à disposição no estande.
A Secretaria de Cultura e Turismo também colocou no espaço informações sobre a Casa do Ler, que funciona na Biblioteca Municipal Eny Cordeiro, e do Projeto Coala, que estimula a leitura desde a gestação.
E, para quem gosta de selfies, há um espaço apropriado para fazer fotos e compartilhar nas redes sociais.Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
A Ouvidoria Geral de Barueri registrou 11.179 manifestações em 2025, com destaque para demandas nas áreas de Saúde, Segurança e Educação
Publicado em 29/01/2026
Publicado em 29/01/2026
Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026
Publicado em 29/01/2026
O bloqueio deve durar 15 dias, com travessia segura para moradores e acesso à Praça das Artes e à Escola Estadual Raposo Tavares
Publicado em 22/01/2026
Publicidade