Publicidade

Trump cita Bolsonaro, Moraes e plataformas para justificar taxação

Taxas de 50% impostas aos produtos brasileiros passam a valer dia 6





Trump cita Bolsonaro, Moraes e plataformas para justificar taxação

Por:Jornal NC - Publicado em 31/07/2025

Medidas do governo brasileiro em relação a plataformas digitais, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foram citados como justificativas para as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil. Na tarde desta quarta-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma Ordem Executiva (OE) elevando o valor da tarifa de importação de produtos brasileiros para 50%. As taxas entram em vigor em sete dias, ou seja, no dia 6 de agosto. Produtos como aviões, minérios e suco de laranja ficaram de fora da taxação. No documento, intitulado Enfrentando as ameaças aos Estados Unidos pelo governo do Brasil, Trump justifica as medidas adotadas contra o Brasil como uma resposta ao tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, acusando autoridades brasileiras de perseguição. O presidente americano cita o julgamento de Bolsonaro no STF, dizendo que o tribunal “decidiu equivocadamente que Bolsonaro deve ser julgado por essas acusações criminais injustificadas”.

“A perseguição política, por meio de processos forjados, ameaça o desenvolvimento ordenado das instituições políticas, administrativas e econômicas do Brasil, inclusive minando a capacidade do Brasil de realizar uma eleição presidencial livre e justa em 2026. O tratamento dado pelo governo do Brasil ao ex-presidente Bolsonaro também contribui para o colapso deliberado do Estado de Direito no Brasil, para a intimidação politicamente motivada naquele país e para abusos de direitos humanos”, diz o texto. No documento do governo norte-americano, o ministro Alexandre de Moraes é acusado de abusar de sua autoridade judicial “para atingir oponentes políticos, proteger aliados corruptos e suprimir dissidências, muitas vezes em coordenação com outras autoridades brasileiras”. Trump acusa o ministro de confiscar passaportes, prender pessoas sem julgamento e impor multas a empresas que não cumpriram “suas exigências ilegais de censura”.

Veja Também: Biometria passa a ser obrigatória para acesso a benefícios sociais

“Essas ações também restringem e limitam a expressão nos Estados Unidos, violam os direitos humanos e minam o interesse dos Estados Unidos em proteger seus cidadãos e empresas no país e no exterior”. Trump também argumenta que autoridades brasileiras emitiram ordens para obrigar plataformas online dos Estados Unidos a censurar contas ou conteúdo de cidadãos dos Estados Unidos, além de alterar suas políticas de moderação de conteúdo. No Brasil, está em discussão a responsabilidade das plataformas em relação a conteúdos criminosos que circulam nas redes, que vão desde pedofilia e apologia à violência nas escolas, até a defesa de golpe de Estado.
O STF definiu, recentemente, que as plataformas devem ser responsabilizadas por conteúdo criminoso.

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Cidades
  • Semurb informa que ViaOeste promove mudanças no trânsito na região de Alphaville
  • A mudança afetará os motoristas que circulam pela alameda Rio Negro, na altura do trevo de Alphaville, no sentido Aldeinha, em Barueri

  • Publicado em 31/07/2025

  • Política, Política
  • Receita paga terceiro lote de restituição do IR de 2025
  • Cerca de 7,2 milhões de contribuintes receberão R$ 10 bilhões

  • Publicado em 31/07/2025

  • Especiais, Especiais
  • Trump cita Bolsonaro, Moraes e plataformas para justificar taxação
  • Taxas de 50% impostas aos produtos brasileiros passam a valer dia 6

  • Publicado em 31/07/2025

  • Cidades, Cidades
  • Nova intervenção viária altera trânsito na Av. Tancredo Neves a partir de 23 de julho
  • A medida integra as obras de melhoria no sistema viário relacionadas à Rodovia Castello Branco, com o objetivo de otimizar o fluxo e aumentar a segurança no trânsito da região

  • Publicado em 24/07/2025


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



Publicidade

©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados