Publicidade

Toffoli recua e revoga decisão sobre acesso a dados sigilosos de 600 mil

A decisão, agora tornada sem efeito, foi duramente criticada por membros do Ministério Público Federal e congressistas





Toffoli recua e revoga decisão sobre acesso a dados sigilosos de 600 mil

Por:Jornal NC - Publicado em 19/11/2019

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu voltar atrás e anulou uma decisão dele mesmo que havia determinado que o Banco Central lhe encaminhasse cópias de todos os Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) produzidos nos últimos três anos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), rebatizado como Unidade de Inteligência Financeira (UIF).
A decisão, agora tornada sem efeito, foi duramente criticada por membros do Ministério Público Federal e congressistas, que reforçaram as articulações em torno de uma CPI da Lava Toga, que mira ministros de tribunais superiores.
Em resposta à decisão de Toffoli, o Banco Central havia autorizado o acesso do ministro às informações, comunicando a existência de 19.441 relatórios com dados de quase 600 mil pessoas (412.484 pessoas físicas e 186.173 pessoas jurídicas), incluindo autoridades com prerrogativa de foro privilegiado.

Veja Também: Câmara dos Deputados instala comissão especial para debater nova lei de improbidade

“Diante das informações satisfatoriamente prestadas pela UIF, em atendimento ao pedido dessa Corte, em 15/11/19, torno sem efeito a decisão na parte em que foram solicitadas, em 25/10/19 cópia dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs), expedidos nos últimos 3 (três) anos. Ressalto que esta Corte não realizou o cadastro necessário e jamais acessou os relatórios de inteligência”, escreveu o presidente do STF.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu voltar atrás e anulou nesta segunda-feira, 18, uma decisão dele mesmo que havia determinado que o Banco Central lhe encaminhasse cópias de todos os Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) produzidos nos últimos três anos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), rebatizado como Unidade de Inteligência Financeira (UIF).
A decisão, agora tornada sem efeito, foi duramente criticada por membros do Ministério Público Federal e congressistas, que reforçaram as articulações em torno de uma CPI da Lava Toga, que mira ministros de tribunais superiores.
Em resposta à decisão de Toffoli, o Banco Central havia autorizado o acesso do ministro às informações, comunicando a existência de 19.441 relatórios com dados de quase 600 mil pessoas (412.484 pessoas físicas e 186.173 pessoas jurídicas), incluindo autoridades com prerrogativa de foro privilegiado. “Diante das informações satisfatoriamente prestadas pela UIF, em atendimento ao pedido dessa Corte, em 15/11/19, torno sem efeito a decisão na parte em que foram solicitadas, em 25/10/19 cópia dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs), expedidos nos últimos 3 (três) anos. Ressalto que esta Corte não realizou o cadastro necessário e jamais acessou os relatórios de inteligência”, escreveu o presidente do STF.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Entretenimento
  • Férias Divertidas: CCPLs de Barueri têm programação especial no mês de dezembro para adultos e crianças
  • De 22 a 30 de dezembro, os CCPLs de Barueri terão atividades, oficinas criativas, jogos e muitas brincadeiras

  • Publicado em 23/12/2025

  • Cidades, Cidades
  • Barueri investe no verde na sustentabilidade ambiental
  • A ação teve como objetivo a compensação ambiental pelas intervenções realizadas em obras da Prefeitura de Barueri

  • Publicado em 23/12/2025

  • Especiais, Política
  • STF analisa pedidos de prisão domiciliar humanitária e mantém decisões divergentes entre réus
  • Tribunal pondera saúde, idade e risco à ordem pública ao decidir sobre prisões domiciliares

  • Publicado em 23/12/2025

  • Entretenimento, Entretenimento
  • Pedro Sampaio coloca todo mundo para dançar nesta quinta-feira (18)
  • Esta quinta-feira (18), quem promete agitar o público é o DJ Pedro Sampaio. A apresentação acontece às 20h30 e deve transformar o estacionamento do Ginásio Zé Corrêa em uma verdadeira pista de dança a céu aberto

  • Publicado em 18/12/2025


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados