Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 25/05/2017
Um satélite lançado pelo Brasil em parceria com a China caiu pouco depois de começar a funcionar. Ao todo, o CBERS-3 durou por meia hora no espaço fora do foguete de lançamento, mas apresentou problemas apenas 11 segundos após entrar em órbita, na última fase da propulsão definitiva que o colocaria na posição correta.
O lançamento ocorreu na madrugada desta segunda-feira (9) na base militar de Taiyhuan, uma província do norte da China. O satélite chegou a funcionar, ser desconectado do lançador e ter as câmeras orientadas para a Terra. Logo depois, quando deveria efetuar uma propulsão horizontal para estabilizar em órbita, o motor parou inesperadamente e o objeto começou a cair. Quando entrou na atmosfera, desintegrou-se completamente. Supostos destroços do foguete já foram encontrados por moradores dos arredores da província.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) comemorou o lançamento inicialmente e até publicou uma nota no site confirmando o sucesso do projeto.
Veja Também: Menor e mais leve satélite do mundo é criado por jovem de apenas 18 anos
Agora, cientistas de ambos os países já discutem as causas do acidente e pretendem até antecipar o lançamento do satélite sucessor, o CBERS-4, já que o modelo que caiu deveria substituir um aparelho anterior já fora de funcionamento. Ainda assim, esse processo é cheio de etapas e dificilmente acontece durante 2014. O objetivo do programa é, entre outros itens, melhorar a observação do território amazônico.
Ao todo, o investimento brasileiro no projeto foi de R$ 160 milhões, enquanto o lançamento custou mais R$ 34 milhões aos cofres nacionais. Apesar do fracasso, o grupo não pretende parar o programa, já que os outros quatro satélites frutos da parceria entre Brasil e China não apresentaram problemas. Fora do programa, o Brasil tem planos de lançar mais um satélite em 2015 e três deles até 2026.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
O trecho da Via Marechal Rondon faz ligação com a Estrada Velha de Itapevi, que também foi recapeada no primeiro semestre deste ano pela Prefeitura
Publicado em 21/08/2025
Motoristas e funcionários exigem melhores salários e condições de trabalho, afetando milhares de passageiros
Publicado em 21/08/2025
Vice-presidente Alckmin e ministra Gleisi Hoffmann pedem urgência na votação de medidas que visam proteger exportações brasileiras afetadas por tarifas norte-americanas
Publicado em 21/08/2025
O novo prédio será erguido em um terreno de 13.552,24 m², na Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis
Publicado em 14/08/2025
Publicidade
Publicidade