Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 31/08/2022
A Rússia interrompeu o fornecimento de gás para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1. Moscovo justifica a decisão com a alegada necessidade de trabalhos manutenção da única turbina que serve neste momento a infraestrutura. De acordo com a Gazprom, gigante russa de energia, a interrupção temporária no Nord Stream 1 deverá estender-se entre esta quarta-feira e a madrugada de sábado, 3 de setembro.
Durante estes dias, nenhum gás irá fluir para a Alemanha. Dados do site da operadora do Nord Stream 1 mostravam que os fluxos para a Europa estão no zero desde as primeiras horas desta quarta-feira. A Gazprom cita a necessidade de trabalhos de manutenção na única turbina ainda em funcionamento, localizada na estação de Portovaya.
Nos meses de junho e julho, Moscovo já tinha reduzido significativamente o fornecimento de gás, mencionando problemas de manutenção e sanções.
Na terça-feira, o porta-voz do Kremlin indicava que só as sanções estão a impedir as exportações para a Europa.
“Existem garantias de que, para além dos problemas tecnológicos causados pelas sanções, nada está a atrapalhar o abastecimento”, esclareceu.
Veja Também: Sob temor de novos ataques, EUA pedem que americanos deixem Kiev
Apesar de citar problemas de manutenção no Nord Stream 1, a Rússia também interrompeu por completo o fornecimento de gás a países como a Bulgária, Dinamarca, Finlândia, Holanda e Polónia, tendo também reduzido o fluxo de outros gasodutos desde o início da guerra na Ucrânia.
Os cortes nos fluxos do Nord Stream 1 complicam ainda mais os esforços em toda a Europa para abastecer e preencher instalações vitais de armazenamento de gás, numa altura em que o continente se prepara para enfrentar os próximos meses de inverno. Na Europa, estes cortes ou reduções no abastecimento são “políticos” e têm por objetivo aumentar os preços da energia e provocar o pânico entre os países mais dependentes da Rússia a nível energético.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Com a proposta de ampliar as ações de saúde, convivência e lazer, o Parque passa a oferecer o projeto Ativamente, que atenderá gratuitamente mais de 400 pessoas adultas e idosas, promovendo inclusão social e incentivo à prática regular de atividades esportivas
Publicado em 13/11/2025
Agência pode concluir análise do registro no fim da semana que vem
Publicado em 13/11/2025
Medida reduz taxas cobradas pelas operadoras e encurta prazos de pagamento, enquanto alerta sobre disciplina fiscal se intensifica no cenário pré-eleitoral
Publicado em 13/11/2025
A obra, que já atingiu 31% de execução, deve seguir até dezembro de 2025
Publicado em 06/11/2025
Publicidade