Publicidade

Rússia gera confusão com proposta de alteração da fronteira do Mar Báltico

Um esboço de decreto do Ministério da Defesa datado de 21 de maio, publicado em um portal oficial russo, propôs o ajuste da fronteira ao redor das ilhas russas na parte oriental do Golfo da Finlândia e ao redor de Kaliningrado





Rússia gera confusão com proposta de alteração da fronteira do Mar Báltico

Por:Jornal NC - Publicado em 23/05/2024

Uma proposta do Ministério da Defesa russo para revisar a fronteira marítima da Rússia no leste do Mar Báltico gerou confusão e preocupação nos membros da Otan Finlândia, Suécia, Lituânia e Estônia.Um esboço de decreto do Ministério da Defesa datado de 21 de maio, publicado em um portal oficial russo, propôs o ajuste da fronteira ao redor das ilhas russas na parte oriental do Golfo da Finlândia e ao redor de Kaliningrado. Posteriormente, as três principais agências de notícias da Rússia informaram, citando uma fonte russa não identificada, que a Rússia não tinha planos de alterar a fronteira.

O Kremlin disse que não havia nada de político na proposta do Ministério da Defesa, mas que a Rússia tinha que garantir sua segurança. Em apresentação oficial, o Ministério da Defesa disse que uma medição soviética da fronteira de 1985 usou cartas náuticas de meados do século 20 e, portanto, não correspondia totalmente às coordenadas cartográficas mais modernas. “Não há nada de político aqui, embora a situação política tenha mudado significativamente desde então (1985)”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres. “Você pode ver o nível de confronto, especialmente na região do Báltico.” Ele sugeriu entrar em contato com o Ministério da Defesa, que não respondeu a um pedido de comentário.

Veja Também: Inflação na Argentina chega perto de 300%

O esboço do decreto não deixou claro exatamente como a fronteira seria ajustada e se houve alguma consulta a outros Estados adjacentes ao Mar Báltico. O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, disse à agência de notícias TT: “A Rússia não pode decidir unilateralmente sobre novas fronteiras”. O presidente finlandês, Alexander Stubb, declarou que a Rússia não havia entrado em contato, acrescentando: “A Finlândia age como sempre: com calma e baseada em fatos”.

O ministro das Relações Exteriores da Lituânia, Gabrielius Landsbergis, classificou a proposta como uma “escalada óbvia” contra a aliança militar da Otan liderada pelos EUA e a União Europeia. Ele disse que ela “deve ser recebida com uma resposta adequadamente firme”. O ministro das Relações Exteriores da Estônia, Margus Tsahkna, afirmou: “À primeira vista, parece ser uma noção absurda”. Em um comentário enviado por email à Reuters, ele acrescentou: “Não se pode descartar que o relato seja uma tentativa de semear confusão”.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Cidades
  • Prefeitura de Barueri e SSDUS entregam medalhas e láureas a guardas municipais
  • A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos, na Vila Porto, com a participação de autoridades municipais e da região

  • Publicado em 13/06/2024

  • Internacional, Internacional
  • Ucrânia apela por envio de defesa aérea em meio à destruição de usinas
  • Rússia adotou como estratégia de guerra a destruição das usinas ucranianas

  • Publicado em 13/06/2024

  • Especiais, Especiais
  • Taxação de importação até US$ 50 e Projeto Mover vão à sanção
  • PL 914/24 foi aprovado na Câmara por 380 votos contra 26

  • Publicado em 13/06/2024

  • Cidades, Cidades
  • Alunos do CCPL Barueri participaram da cerimônia de formatura na Praça das Artes
  • A formatura do CCPL Barueri não apenas marcou o fim de uma jornada, mas marcou o início de uma nova fase repleta de possibilidades e oportunidades para os alunos

  • Publicado em 31/05/2024


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



Publicidade

©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados