Publicidade

Rússia atinge instalações de energia ucranianas

Presidente ucraniano afirma que 30% das centrais elétricas do país foram destruídas desde 10 de outubro





Rússia atinge instalações  de energia ucranianas

Por:Jornal NC - Publicado em 21/09/2023

A Rússia realizou seu maior ataque de mísseis em semanas em toda a Ucrânia nesta quinta-feira, atingindo instalações de energia no que, segundo as autoridades, parece ser a primeira salva em uma nova campanha aérea contra a rede elétrica ucraniana.Foram registrados cortes de energia em cinco regiões ucranianas no oeste, centro e leste, reavivando as lembranças de vários ataques aéreos contra infraestruturas vitais no inverno passado, que causaram interrupções de energia para milhões de ucranianos durante o frio intenso.

Veja Também: Barueri brilha com desfile cívico e cerimônia de hasteamento de bandeiras no 7 de setembro

Autoridades disseram que pelo menos 18 pessoas ficaram feridas nos ataques aéreos, incluindo uma menina de 9 anos, e um governador regional afirmou que duas pessoas foram mortas em um bombardeio russo durante a noite. “O inverno está chegando. Esta noite (a Rússia) renova os ataques com mísseis à infraestrutura energética ucraniana”, escreveu o parlamentar Andrii Osadchuk na plataforma X. O operador de rede Ukrenergo disse que foi o primeiro ataque russo à infraestrutura de energia em seis meses e relatou danos a instalações nas regiões oeste e central. “Houve apagões parciais nas regiões de Rivne, Zhytomyr, Kiev, Dnipropetrovsk e Kharkiv”, disse no aplicativo de mensagens Telegram.

A Ucrânia está correndo há meses para consertar a infraestrutura depois que os ataques no inverno passado danificaram quase metade do sistema de energia do país e forçaram os operadores de rede a impor cortes regulares de energia. Este ano, a Ucrânia tem defesas aéreas melhores, fornecidas pelo Ocidente, mas ainda tem o enorme desafio de se defender contra ataques em um país tão grande. A Rússia, que enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia em fevereiro de 2022, concentrou seus ataques aéreos desde meados de julho na infraestrutura portuária e de grãos, dificultando os esforços de Kiev - um importante produtor global de grãos - para exportar produtos alimentícios. Muitos dos ataques também mataram civis, embora Moscou negue que tenha como alvo deliberado os civis. A Rússia não comentou sobre os novos ataques aéreos, realizados no momento em que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, visita os Estados Unidos para conversações após a Assembleia Geral da ONU, na qual ele procurou reforçar o apoio à Ucrânia. Moscou diz que a Ucrânia tem atacado alvos dentro da Rússia enquanto Kiev pressiona com uma contraofensiva, e que drones ucranianos foram destruídos sobre a península anexada da Crimeia e o Mar Negro durante a noite.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Cidades
  • Barueri recapeou mais de 300 ruas e colocou LED em quase 100% da cidade nos últimos anos
  • As lâmpadas de LED têm vida útil muito maior do que as lâmpadas comuns, por isso foi efetuada a troca em toda a cidade

  • Publicado em 24/04/2024

  • Internacional, Internacional
  • Biden sanciona lei que pode proibir TikTok; entenda o que acontece agora
  • Empresa dona do aplicativo tem até janeiro do ano que vem para vendê-lo

  • Publicado em 24/04/2024

  • Especiais, Especiais
  • Governo avalia ato para entrega da segunda fase da reforma tributária
  • Congresso vai analisar texto principal para regulamentar as propostas

  • Publicado em 24/04/2024

  • Cidades, Cidades
  • Barueri investe em obra de desassoreamento do rio Cotia no Jardim Maria Helena
  • O objetivo dessa atual intervenção é diminuir os efeitos das enchentes, que castigam há anos os moradores de ambos os municípios por conta do transbordamento do Rio Cotia

  • Publicado em 18/04/2024


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



Publicidade

©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados