Publicidade

Relatório acusa Hamas de cometer crimes de guerra em ataque contra Israel

Documento da Human Rights Watch denuncia que alguns desses crimes continuam acontecendo





Relatório acusa Hamas de cometer crimes de guerra em ataque contra Israel

Por:Jornal NC - Publicado em 18/07/2024

Um relatório da ONG Human Rights Watch, divulgado nesta quarta-feira (17), acusa o Hamas de cometer diversos crimes de guerra durante o ataque de 7 de outubro de 2023, contra Israel. Foi esse ataque que deu origem à guerra que está em curso até hoje. O documento ainda denuncia que alguns desses crimes continuam acontecendo. “A investigação da Human Rights Watch descobriu que o ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro foi planejado para matar civis e fazer o maior número possível de pessoas reféns”, afirma a diretora de crises e conflitos da ONG, Ida Sawyer. O levantamento documenta dezenas de violações dos direitos internacionais humanitários, por grupos armados palestinos, em diversos alvos de ataques a civis em 7 de outubro. Entre os delitos, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, como assassinato, tortura, ataques diretos contra civis e tomada de reféns. Segundo uma apuração da Agência de Notícias Francesa (AFP), 815 das 1.195 pessoas que foram mortas eram civis. O grupo armado palestino também levou 251 pessoas reféns, das quais 42 foram mortas e 116 ainda permanecem em Gaza. O documento da Human Rights Watch ainda faz um apelo, pedindo que os governos que possuem influência sob os grupos armados palestinos pressionem pela libertação urgente dos reféns.

Veja Também: ONG denuncia graves abusos e torturas de prisioneiros palestinos

Relembre o ataque
O dia 7 de outubro de 2023 ficou conhecido como o mais sangrento em Israel em 50 anos. O ataque, realizado pelo Hamas, foi o maior registrado em 16 anos, desde que assumiu o controle da Faixa de Gaza. Cerca de 3 mil combatentes palestinos fizeram parte da ofensiva. Logo após os bombardeios, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, declarou guerra contra o Hamas, desencadeando uma série de ataques contra Gaza. Desde o início da guerra, já foram mortos mais de 38 mil palestinos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, que é ligado ao Hamas. A pasta não faz distinção de mortos entre civis e militares. O conflito também já deixou mais de mil israelenses mortos.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades
  • Parque da Juventude já funciona em grande espaço para cultura, esporte e lazer
  • O Parque da Juventude Rubens Furlan Junior, já chamado de “Parque do Rubinho”, está funcionando todos os dias, das 6h às 18h, com estrutura para esporte, cultura e lazer

  • Publicado em 23/10/2025

  • Saúde e Bem Estar, Saúde e Bem Estar
  • Barueri investe na Saúde e entrega 25 ambulâncias, entre elas UTIs móveis de alta tecnologia
  • Publicado em 23/10/2025

  • Especiais, Especiais
  • Brasil e Indonésia firmam acordos; Lula confirma candidatura em 2026
  • Presidentes prometem novos encontros para ampliar cooperação

  • Publicado em 23/10/2025

  • Cidades
  • Programação cultural de outubro em Barueri traz diversão e conscientização sobre o câncer de mama
  • Publicado em 16/10/2025


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados