Publicidade

Pressão da água será reduzida na região metropolitana de São Paulo

Corte ocorrerá diariamente entre as 21h e 5h a partir de hoje (27)





Pressão da água será reduzida na região metropolitana de São Paulo

Por:Jornal NC - Publicado em 28/08/2025

A redução da pressão da água na região metropolitana de São Paulo vai ocorrer diariamente entre as 21h e 5h e terá início a partir desta quarta-feira (27), definiu a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 377 municípios paulistas. Esse período foi escolhido porque há menor consumo de água pela população. Por causa da estiagem e do nível baixo de armazenamento dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) determinou que haja redução na pressão da água durante as madrugadas, na tentativa de “reduzir perdas e evitar vazamentos, preservando, assim, os reservatórios que abastecem a região”.

Veja Também: Governo Lula busca apoio no Congresso para enfrentar tarifas dos EUA com o Plano Brasil Soberano

Segundo a companhia e o governo de São Paulo, a medida “é preventiva e temporária”, mas não foi informado à população por quanto tempo será mantida. Também não foram dadas estimativas sobre os impactos que a medida deverá trazer à população, mas a Sabesp afirma que “os imóveis que possuem suas instalações conectadas à caixa d’água devem sentir menos os efeitos da redução da pressão”. Apesar de ontem ter voltado a chover em algumas cidades da região metropolitana, o nível dos reservatórios baixou ainda mais.

Ontem, o armazenamento chegou a 38,2%, pior volume desde 2015, quando o estado viveu uma crise hídrica. Hoje, o nível dos reservatórios somou 38%, valor ainda considerado como nível de atenção. No Sistema Cantareira, o principal reservatório de São Paulo, o armazenamento está em 35,5%, também considerado nível de atenção. Caso o percentual caia para valores entre 30% e 20%, a situação já passa a ser considerada crítica. O último estado é o de emergência, que é acionado quando os reservatórios ficam abaixo de 20%. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo, em agosto tem chovido abaixo da média histórica na capital paulista. Até agora, o acumulado pluviométrico de agosto registrou 13,3mm de chuva, o que representa apenas 44% da média de 30,2mm que é esperada para o mês. A Sabesp informa que para mais informações, como dicas de economia e orientações sobre o dimensionamento de caixas-d’água, a população pode acessar o site e demais canais de atendimento.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Saúde e Bem Estar
  • Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados
  • Publicado em 09/10/2025

  • Especiais, Especiais
  • Governo Lula espera apoio global a declaração contra fome e pobreza na COP
  • Texto proposto pela Aliança Global Contra a Fome já foi apresentado a países e será discutido durante reunião de líderes em Belém

  • Publicado em 09/10/2025

  • Especiais, Especiais
  • Parque da Juventude terá o primeiro campo de rugby de Barueri
  • A nova área de lazer está localizada na Avenida Antônio Furlan, nas Chácaras Marco

  • Publicado em 06/10/2025

  • Cidades, Cidades
  • Vacinação nas escolas: mais de 6,7 mil alunos serão imunizados em Barueri
  • A iniciativa tem como meta ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes com menos de 15 anos, por meio de ações direcionadas às redes de ensino infantil

  • Publicado em 03/10/2025


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados