Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 12/05/2016
A capoeira é famosa pela sua ginga e musicalidade forte, características predominantes dessa expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Outros atributos, como movimentos acrobáticos e coreografados, surpreendem um grupo de usuários da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri.
Todas as sextas-feiras, no período da tarde, os usuários com dificuldades motoras, intelectuais ou físicas se reúnem em uma sala e praticam a modalidade com o professor Fumaça, da Secretaria de Cultura e Turismo, que vem acompanhando o grupo desde março e se diz muito satisfeito com os resultados vistos, mesmo com pouco tempo.
A capoeira é utilizada como ferramenta de reabilitação para os deficientes, melhorando a coordenação motora, a força e o equilíbrio segundo Fumaça. “Outro traço marcante é a integração social entre as pessoas, aumentando a autoestima e ainda superação de limites, já que exige bastante esforço físico”, explica o professor.
O que é Capoeira?
A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto. Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
A reforma geral e adaptação da Estação Cultural Parque Viana tem ainda como finalidade, dentre outros itens, proporcionar a prática constante de atividades culturais, artísticas e sociais às famílias
Publicado em 03/04/2025
Tremor de magnitude 7,7 foi registrado na sexta-feira (28). Estima-se que 4,6 mil pessoas ficaram feridas e outras 373 seguem desaparecidas
Publicado em 03/04/2025
Publicado em 03/04/2025
As atividades de comemoração começam às 9h, com o hasteamento dos pavilhões em frente à Câmara Municipal de Barueri
Publicado em 28/03/2025
Publicidade
Publicidade