Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 29/01/2016
Depois de quase três anos de reforma, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, conhecido como Planetário do Ibirapuera, foi reaberto na manhã deste domingo (24). A Prefeitura de São Paulo fechou o espaço para obras desde 2013. O planetário fica dentro do Parque Ibirapuera, na Zona Sul da capital.
As primeiras sessões abertas ao público neste domingoserão às 15h e às 17h, com distribuição de senhas meia hora antes do início. Ao todo serão oferecidas quatro sessões diárias gratuitas com capacidade de atender 385.280 pessoas por ano.
Para justificar o período em que o planetário ficou fechado, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, explicou que a reforma de um planetário é muito complexa e que demandou mão de obra e empresas especializadas.
Veja Também: Cinco planetas aparecerão alinhados no céu por um mês; saiba como ver raro fenômeno
“A gente precisou de vários contratos e vários ajustes foram sendo feitos ao longo do tempo, por isso a demora, não é uma simples obra de reforma de um prédio, é adequação de um equipamento importantíssimo e delicadíssimo que é o planetário”, afirmou o secretário do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena.
Questionado sobre o adiamento na entrega da obra, Ravena justificou que o prédio tem uma estrutura de madeira na parte externa e disposição especial, com equipamentos que demandam tratamento específico.
O planetário do Ibirapuera tem uma cúpula de 18 metros de diâmetro e possui um projetor Starmaster, da alemã Carl Zeiss. Inaugurado em 1957, foi o primeiro planetário do Brasil. O prédio também é tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).
O outro planetário da cidade, no Parque do Carmo, que está sem visitação desde 2007, deve ser reaberto em março, segundo a Secretaria municipal do Verde e do Meio Ambiente.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
A mudança ocorrerá na Alameda Rio Negro, na altura do km 23, no acesso ao bairro de Alphaville, em ambos os sentidos
Publicado em 02/07/2025
Fenômeno também gerou alertas de saúde e incêndios florestais, além de ter forçado fechamento de escolas e pontos turísticos
Publicado em 02/07/2025
Efeito médio será de 13,94% em 24 municípios da região metropolitana
Publicado em 02/07/2025
Cidades devem registrar mínimas abaixo de 10°C; população deve se preparar para frio intenso e tempo seco
Publicado em 26/06/2025
Publicidade
Publicidade