Publicidade

Para substituir cubanos, Mais Médicos abre mil vagas para brasileiros

O Ministério da Saúde lançará nesta sexta-feira (11) um edital para chamar 1.004 médicos brasileiros





Para substituir cubanos, Mais Médicos abre mil vagas para brasileiros

Por:Jornal NC - Publicado em 10/11/2016

O Ministério da Saúde lançará nesta sexta-feira (11) um edital para chamar 1.004 médicos brasileiros em 462 municípios para o programa Mais Médico. A intenção do governo é substituir 838 vagas ocupadas hoje por profissionais cubanos e repor 166 cargos de médicos que desistiram do programa. Nesta terça (8), o ministério informou que após selecionado, o médico brasileiro terá 15 dias para fazer permuta de vagas a fim de ficar em uma cidade onde tem interesse.



Quando o candidato se inscrever no programa, fará opção por quatro cidades. Levando em conta critérios como experiência e especialização, ele será designado para uma localidade. Em um período de 15 dias, um sistema poderá identificar candidatos insatisfeitos com sua cidade e oferecer trocas entre aqueles que estão concorrendo ao mesmo edital.



Editais semelhantes serão publicados de três em três meses com ofertas a brasileiros formados no Brasil ou em instituições de qualquer país.



Veja Também: Nascida duas vezes: bebê é retirada de útero, operada, e colocada de volta por mais três meses





A maioria das vagas disponíveis estão em capitais e em regiões metropolitanas. Com isso, o governo pretende aumentar o interesse de médicos brasileiros em concorrer aos postos. A região Nordeste concentra 40% das vagas disponíveis. Elas ficam em 223 municípios da região, dentre as quais 57 são capitais.



Em setembro, o governo já tinha anunciado a pretensão de reduzir em 35% a participação de médicos cubanos no programa em três anos. A meta do governo federal é que a quantidade de médicos da ilha caribenha atuando no programa passe de 11,4 mil para 7,4 mil nesse período. Apesar disso, caso as vagas não sejam preenchidas por brasileiros, existe a possibilidade de convocar novos grupos de profissionais cubanos.



Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o Brasil vai manter o contrato com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas), responsável pelo convênio com Cuba, enquanto os brasileiros não ocuparem todas as vagas. De acordo com o ministro, a vinda dos profissionais cubanos correspondia, desde o princípio, a uma política temporária de saúde, e que a prioridade é contratar profissionais brasileiros.



Ao todo, existem 11.429 médicos cubanos atuando no Brasil. O número corresponde a 62,6% dos 18.240 médicos participantes no programa Mais Médicos. O índice de profissionais com registro médico brasileiro é de apenas 29%. Os intercambistas correspondem a 8,4%.



Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Cidades
  • Faixa da Castello Branco, sentido capital, será interditada para obras de passarela em Barueri
  • O bloqueio deve durar 15 dias, com travessia segura para moradores e acesso à Praça das Artes e à Escola Estadual Raposo Tavares

  • Publicado em 22/01/2026

  • Internacional
  • Militares dos EUA apreendem outro petroleiro ligado à Venezuela
  • Nova ação no Caribe marca a sétima apreensão de navios sob campanha dos EUA para controlar exportações de petróleo venezuelano

  • Publicado em 22/01/2026

  • Especiais
  • Petrobras assina contrato bilionário para fabricar navios no RS
  • Investimentos de R$ 2,8 bi também contemplam estaleiros no AM e SC

  • Publicado em 22/01/2026

  • Cidades
  • CCPL Jaraguá Mirim terá posto de vacinação contra raiva para cães e gatos
  • O CCPL Jaraguá Mirim receberá nos dias 17 e 24 de janeiro um posto de vacinação contra raiva para cães e gatos, das 9h às 16h

  • Publicado em 14/01/2026


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados