Publicidade

Outubro Rosa: O mês está acabando, mas a luta contra o câncer de mama não pode parar





Outubro Rosa: O mês está acabando, mas a luta contra o câncer de mama não pode parar

Por:Jornal NC - Publicado em 27/10/2017

Todos os anos inúmeras mulheres são pegas de surpresa pelo câncer de mama, uma doença relativamente fácil de ser tratada desde que haja um diagnóstico precoce. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama, logo após os casos de câncer pele não melanoma, é o mais comum em mulheres, representando 25% do total de casos de câncer no mundo, o Instituto ainda informa que a doença é a quinta causa de morte por câncer em geral (522.000 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres, os dados são do ano de 2012.

Diante desta situação uma ação de conscientização vem ganhando cada vez mais força: o Outubro Rosa.Trata-se de um movimento internacional que se iniciou nos Estados Unidos e logo ganhou forças, se espalhando pelo mundo. A ação ajuda a conscientizar mulheres sobre a importância de se realizar exames de rotina para o diagnóstico precoce de doenças e do câncer de mama.

Ações das Cidades da região no Outubro Rosa

Em Barueri: Carreta da mamografia realiza exames e atividades de beleza
De 26/9 a 10/10, a associação Foco Arte & Desenvolvimento, em parceria com o governo do Estado de São Paulo e com a Igreja Batista Memorial Alphaville, promoveu ações para a campanha do Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A vinda da carreta móvel teve o apoio do deputado estadual Gil Lancaster (DEM). “A taxa de câncer de mama é de 56,2 casos para cada 100 mil mulheres”, diz o parlamentar. Uma carreta do Sena esteve no estacionamento da Foco AD, com exames de mamografia e atividades de beleza. O serviço foi gratuito a mulheres acima de 35 anos, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. As ações ocorreram na Av. Tamboré, 1.473.

Em Embu das Artes: Fila Zero para realizar o exame de mamografia no Pronto-Socorro Central da cidade
O exame de mamografia é oferecido no Pronto-Socorro Central de Embu das Artes e necessita de agendamento prévio em uma das unidades de saúde da cidade, porém, não há fila de espera, com o novo projeto da prefeitura “Fila Zero”, o tempo de espera diminuiu consideravelmente. Em 2016, as mulheres residentes na cidade realizaram mais de 6.500 mamografias até o mês de outubro, sendo que 50% foram feitas por mulheres entre 50 e 69 anos.
Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama costuma ser mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, e é o tipo que apresenta a maior incidência de morte entre as mulheres. No Brasil, o dado mais recente é de 2014, onde foram mais de 57 mil novos casos da doença.

Em Carapicuíba: Prefeitura e Transduson proporciona exames gratuitos de mamografia
A Prefeitura de Carapicuíba em parceria com a clínica Transduson está realizando gratuitamente exames de mamografia em mais uma ação da Campanha Outubro Rosa “O primeiro exame só depende de você”. As Mulheres entre 50 e 70 anos não precisaram levar pedido médico, apenas o documento de identidade e o cartão SUS. Quem estiver fora dessa faixa etária deve levar o pedido. São realizados 30 exames gratuitos por dia até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira. As senhas serão distribuídas a partir das 15h na Transduson, que fica na Rua: Corifeu de Azevedo Marques, 209 – Centro.De acordo com o Instituto Nacional de Câncer , mais de 65% dos casos do câncer de mama são descobertos pelo autoexame.

Em Santana de Parnaíba: mais de mil pessoas participaram da 5ª Caminhada Outubro Rosa
Com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e combate do câncer de mama, a prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, promoveu a “Caminhada Outubro Rosa”.
Milhares de pessoas se mobilizaram e fizeram uma grande caminhada, que teve a largada ao lado da igreja matriz. O evento começou com a distribuição de camisetas, que foram trocadas por 1kg de alimento não perecível para serem doados a famílias carentes do município, cortes de cabelo para doação às vítimas do câncer, maquiagens, tenda da saúde e sorteio de diversos prêmios. Após o evento foi realizado um almoço, no colégio Alba, com a colaboração de centenas de pessoas e renda dos ingressos revertida para ações da Casa Rosa, local que apoia mulheres com câncer.

Veja Também: Frutas nativas pouco conhecidas têm alto poder anti-inflamatório e antioxidante

Em Araçariguama: Prefeitura promove mutirão de exames Papanicolau e agendamento de Mamografia no mês do Outubro Rosa
A Prefeitura de Araçariguama por meio da Secretaria de Saúde, organizou uma programação especial para este mês, onde mundialmente são desenvolvidas ações com referência ao movimento popular “Outubro Rosa”. Com o tema “Em Araçariguama, Outubro é Rosa” a campanha conta com coleta de Papanicolau, autoexame das mamas, agendamento de mamografias e palestras com agentes da saúde, que alertam para a temática da saúde da mulher.
O “Dia D” da campanha do Outubro Rosa está marcado para acontecer no dia 26, das 8 às 15h, onde a Secretaria de Saúde vai promover mais um mutirão de coleta de Papanicolau na UBS do Jardim Brasil.

As simbologias que representam o Outubro Rosa

O símbolo mais conhecido da campanha, sem sobra de dúvidas é o laço rosa, ele foi elaborado pela Fundação Susan G. Komen, em 1990, e distribuído pela primeira vez em uma corrida pela cura do câncer que aconteceu em Nova York.
O laço claramente faz uma associação perfeita com a ação de conscientização. Outra simbologia que corre o mundo são as famosas iluminações cor de rosa. Muitos edifícios públicos e monumentos são iluminados no mês de outubro com essa cor. Esse ato é importante porque representa a preocupação de toda a população em relação ao câncer de mama.
No Brasil, a primeira iniciativa a respeito do Outubro Rosa foi realizada em 2002 quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado de rosa.

Sobre o câncer de mama

• Apesar de serem raros os casos, o câncer de mama também atinge os homens, ao contrário do que muitos pensam;
• O câncer de mama pode ocasionar a secreção pelo mamilo, se notar alguma coisa anormal, procure seu médico com urgência;
• O atuoexame não é 100% confiável pois o câncer nem sempre é palpável, realize exames médicos periodicamente;
• O exame mais confiável é a mamografia, que é recomendada para mulheres com idade acima de 40 anos;
• O diagnóstico precoce aumenta suas chances de cura;
• Entre as formas de prevenção da doença, recomendam-se alimentação saudável, realização de atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Cidades
  • Barueri recapeou mais de 300 ruas e colocou LED em quase 100% da cidade nos últimos anos
  • As lâmpadas de LED têm vida útil muito maior do que as lâmpadas comuns, por isso foi efetuada a troca em toda a cidade

  • Publicado em 24/04/2024

  • Internacional, Internacional
  • Biden sanciona lei que pode proibir TikTok; entenda o que acontece agora
  • Empresa dona do aplicativo tem até janeiro do ano que vem para vendê-lo

  • Publicado em 24/04/2024

  • Especiais, Especiais
  • Governo avalia ato para entrega da segunda fase da reforma tributária
  • Congresso vai analisar texto principal para regulamentar as propostas

  • Publicado em 24/04/2024

  • Cidades, Cidades
  • Barueri investe em obra de desassoreamento do rio Cotia no Jardim Maria Helena
  • O objetivo dessa atual intervenção é diminuir os efeitos das enchentes, que castigam há anos os moradores de ambos os municípios por conta do transbordamento do Rio Cotia

  • Publicado em 18/04/2024


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



Publicidade

©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados