Publicidade

Otan envia navios e jatos para leste europeu em meio a tensões com a Rússia

A mais recente negociação entre Rússia e Estados Unidos não conseguiu produzir um avanço ao impasse





Otan envia navios e jatos para leste europeu em meio a tensões com a Rússia

Por:Jornal NC - Publicado em 26/01/2022

A aliança militar Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) afirmou que estava colocando forças em prontidão e reforçando o leste europeu com mais navios e jatos de guerra, em resposta ao acúmulo de tropas russas nas fronteiras com a Ucrânia.

A medida é mais um sinal de que o Ocidente se prepara para uma medida agressiva vinda da Rússia contra a Ucrânia, embora Moscou negue ter planos para invadir o país vizinho. “A Otan continuará a tomar todas as medidas necessárias para proteger e defender todos os aliados, incluindo reforçar a parte leste da aliança.”

O Reino Unido afirmou que estava retirando alguns funcionários e dependentes de sua embaixada na Ucrânia em resposta à “ameaça crescente da Rússia”, um dia depois de os Estados Unidos anunciarem que estavam ordenando que membros das famílias de diplomatas fossem embora do país. “A ação militar da Rússia pode chegar a qualquer momento”, afirmou a embaixada dos Estados Unidos em um comunicado.

Veja Também: Província do Canadá planeja cobrar “imposto” de não vacinados contra Covid

Diplomatas norte-americanos na embaixada em Kiev estão sendo liberados para irem embora voluntariamente. As tensões em torno da Ucrânia contribuíram para o aumento no preço do petróleo. A mais recente negociação entre Rússia e EUA não conseguiu produzir um avanço ao impasse.

A Rússia exige que a Otan retire a promessa de que a Ucrânia pode se juntar à aliança um dia, e que ela retire tropas e armas de ex-países comunistas no leste europeu que entraram na Otan após a Guerra Fria. Washington afirma que essas demandas não são negociáveis, mas está pronto para discutir outras ideias em torno de controle de armas, implantação de mísseis e medidas que construam confiança.

Os Estados Unidos e a União Europeia advertiram a Rússia a não invadir a Ucrânia. A Dinamarca disse que a UE estava pronta para impor sanções econômicas “nunca antes vistas”, e ministros das Relações Exteriores da UE se reunindo em Bruxelas disseram que enviariam um alerta unificado a Moscou.

Estima-se que 100.000 tropas russas estejam posicionadas ao alcance da fronteira com a Ucrânia. A Rússia está esperando a resposta por escrito às suas demandas. O Reino Unido disse neste fim de semana ter informação de que o governo russo estava considerando um ex-parlamentar ucraniano como potencial candidato para chefiar uma liderança marionete pró-Rússia em Kiev.


Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Cidades
  • Prefeitura de Barueri finaliza recapeamento de quatro ruas do Jardim Belval
  • O trabalho de recapeamento asfáltico realizado pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Obras ocorre o ano todo e por toda a cidade

  • Publicado em 28/03/2024

  • Internacional
  • Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio
  • Uma das principais pontes de Baltimore, nos EUA, se rompeu completamente após o choque do cargueiro

  • Publicado em 28/03/2024

  • Especiais, Especiais
  • Brasil e França lançam programa para arrecadar € 1 bilhão em 4 anos
  • Ação faz parte do Plano sobre bioeconomia e proteção de florestas

  • Publicado em 28/03/2024

  • Cidades, Cidades
  • Barueri convida para entrega do Centro de Convivência do Mutinga neste sábado, 23
  • O empreendimento tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, com opções de atividades físicas e culturais

  • Publicado em 21/03/2024


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



Publicidade

©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados