Publicidade

ONU alerta para “risco iminente” de escassez de água em nível global

Tema será discutido em conferência anual em Nova York





ONU alerta para “risco iminente” de escassez de água em nível global

Por:Jornal NC - Publicado em 22/03/2023

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para o “risco iminente” de uma crise global de escassez, devido ao consumo excessivo e às mudanças climáticas. Na Conferência da Água de 2023, que começa hoje em Nova York, a ONU pretende alcançar compromissos mundiais para mudar o paradigma de gestão. “A água inicia guerras, apaga incêndios e é fundamental para a sobrevivência humana, mas garantir o acesso a todos depende em grande parte da melhoria da cooperação”, diz o novo relatório da ONU publicado nessa terça-feira. O Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água, que destaca as formas que os atores têm para superar juntos os desafios comuns, alerta para o “caminho perigoso” que as populações estão seguindo, “de excesso de consumo e desenvolvimento vampírico”. Em nível global, cerca de 2 bilhões de pessoas não têm água potável de qualidade e 3,6 bilhões não têm acesso a saneamento, afirma o documento. A ONU conclui, no documento, que a população urbana global já enfrenta escassez de água, o que irá duplicar, segundo as estimativas. Além disso, cada vez mais frequente, a “incidência de secas extremas e prolongadas” também afeta os ecossistemas. Por isso, é urgente “estabelecer mecanismos internacionais fortes para evitar que a crise global da água saia de controle”, destaca no relatório a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “A água é o nosso futuro comum e é essencial agir para partilhar equitativamente e gerir de forma sustentável”, acrescenta.

Veja Também: Nova onda de ataques russos: Mais de 80 mísseis atingem a Ucrânia

Guerras pela água
Um dos autores do relatório, Richard Connor afirmou, em entrevista, que “as incertezas estão aumentando”, no que diz respeito à sustentabilidade da água. “Se não resolvermos isso, vai haver definitivamente uma crise global”, disse o editor do relatório, referindo-se à crescente escassez que se reflete na redução da disponibilidade e o aumento da procura, desde o crescimento urbano e industrial até à agricultura (que consome 70% da produção mundial). Nesse sentido, é importante construir parcerias e cooperação “para garantir o direito humano à água e superar os desafios existentes”. De acordo com Connor, “a escassez econômica de água é um grande problema, na qual os governos falham em fornecer acesso seguro, como na África”. Sobre uma potencial “crise global” e a possíveis “guerras pela água”, o representante da ONU garantiu que esse recurso natural é essencial à vida e “tende a conduzir à paz e à cooperação, e não a conflitos”. A cooperação transfronteiriça é a “principal ferramenta para evitar conflitos e tensões crescentes”, uma vez que 153 países partilham quase 900 rios, lagos e sistemas aquíferos, e mais da metade deles assinou acordos de cooperação. No relatório, os autores indicam formas de acelerar o progresso para alcançar as metas de 2030. Afirmam que isso depende do “aprimoramento da cooperação positiva e significativa entre comunidades de água, saneamento e desenvolvimento mais amplo”. “A cooperação é o coração do desenvolvimento sustentável, e a água é um conector imensamente poderoso”, disse Johannes Cullmann, assessor científico da Organização Meteorológica Mundial, no relatório. “Não devemos negociar a água; devemos debater sobre como usá-la. A água é um direito humano”.

Curta nossa Fanpage no Facebook



Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Cidades
  • Barueri convida para entrega do Centro de Convivência do Mutinga neste sábado, 23
  • O empreendimento tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, com opções de atividades físicas e culturais

  • Publicado em 21/03/2024

  • Internacional, Internacional
  • Macron quer encontrar agenda comum com Lula sobre Ucrânia
  • Fontes do governo francês admitem que líderes discordam sobre a guerra e dizem que Macron vai explicar a gravidade da situação na viagem ao Brasil

  • Publicado em 21/03/2024

  • Especiais, Especiais
  • Senado cria CPIs das Apostas Esportivas e da Violência Doméstica
  • O Senado Federal terá duas novas comissões parlamentares de inquérito (CPIs)

  • Publicado em 21/03/2024

  • Cidades, Cidades
  • Barueri entrega escola do Maria Helena para atender mais de 1.100 alunos
  • O evento será aberto à comunidade, terá apoio da Secretaria de Educação

  • Publicado em 13/03/2024


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



Publicidade

©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados