Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 27/11/2017
A igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para o mundo, a ser alcançado até 2030. No entanto, ainda está longe de ser realidade.
A pesquisa Eurobarômetro 2017, faz pela Comissão Europeia e divulgada esta semana, mostrou que ainda há trabalho a fazer em prol da igualdade entre homens e mulheres na Europa.
O Eurobarômetro é uma ampla pesquisa de opinião pública, realizada na União Europeia (UE) desde 1973 e abrange uma grande variedade de temas, como meio ambiente, segurança, direitos humanos e economia, entre outros.
Apesar de muitos países da UE terem melhores indicadores de igualdade de gênero, quando comparados a países pobres e em desenvolvimento, a pesquisa mostrou que temas como a diferença salarial, por exemplo, ainda têm que melhorar.
Veja Também: ONU insiste para que setor financeiro contribua no combate à mudança climática
Diferença salarial
Na Europa, em média, as mulheres continuam a ganhar 16,3% menos do que os homens. Nos últimos anos, as disparidades salariais não diminuíram, em grande parte devido ao fato de as mulheres tenderem a empregar-se menos do que os homens, a trabalhar em setores menos bem pagos, a obter menos promoções, a interromper mais vezes a sua carreira profissional e a exercer mais trabalho não remunerado.
No entanto, 90% dos europeus que responderam o inquérito afirmaram que é inaceitável que as mulheres recebam um salário inferior ao dos homens e 64% se disseram a favor da transparência salarial como veículo de mudança.
Neste sentido, a Comissão Europeia lançou, esta semana, um plano de ação para eliminar as disparidades salariais entre homens e mulheres para o período 2018-2019.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Publicado em 11/12/2025
A Prefeitura de Barueri encerra 2025 com mais de 50 obras concluídas ou em andamento, incluindo novas UBSs, reformas de escolas e a entrega do Parque da Juventude
Publicado em 11/12/2025
Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas semanais; texto será enviado para análise no plenário
Publicado em 11/12/2025
A apresentação começa pontualmente às 20h30, no Boulevard Central, localizado na avenida 26 de Março
Publicado em 04/12/2025
Publicidade