Publicidade

Milei anuncia saída da Argentina da Organização Mundial da Saúde

A decisão, segundo Milei, “baseia-se nas profundas diferenças em relação à gestão da saúde, especialmente na pandemia”





Milei anuncia saída da Argentina da Organização Mundial da Saúde

Por:Jornal NC - Publicado em 06/02/2025

O presidente da Argentina Javier Milei anunciou a retirada do país da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo anúncio do porta-voz presidencial, Manuel Adorni, em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (5), sob o argumento de “soberania sanitária”. A decisão, segundo Milei, “baseia-se nas profundas diferenças em relação à gestão da saúde, especialmente na pandemia” de Covid-19, acrescentou o porta-voz. “Nós, argentinos, não permitiremos que uma organização internacional interfira em nossa soberania, muito menos na nossa saúde”, enfatizou. O porta-voz também disse que “dá ao país maior flexibilidade para implementar políticas adaptadas ao contexto de interesses que a Argentina requer, assim como maior disponibilidade dos recursos, e reafirma nosso caminho para um país com soberania em questão de saúde”. A decisão do governo argentino está sintonizada com o decreto firmado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que os EUA deixem a OMS e, ao mesmo tempo, congelem o financiamento estadunidense para programas de combate a Aids em países em desenvolvimento. A saída dos Estados Unidos, o maior contribuinte do órgão internacional de saúde, forçou a OMS a rever seus programas e prioridades, disse a agência da ONU. O porta-voz do governo ultradireitista tmabém argumentou que a Argentina “não recebe financiamento” por parte da OMS, e explicou que “por isso, [a retirada] do país não apresenta uma perda de fundos nem a qualidade dos serviços [de saúde]” que o Estado oferece. “Além disso, dá mais flexibilidade ao país para adotar políticas e reafirma o caminho da soberania sanitária”, acrescentou. “As decisões argentinas devem ser tomadas por argentinos”, reafirmou. A Argentina é um dos 194 membros da OMS, além de integrante do Conselho Executivo do órgão, por causa de suas políticas sanitárias públicas e participação histórica ativa dentro da OMS.

Veja Também: EUA: imigrantes entram com ação para bloquear deportações aceleradas

Saída segue decisão dos EUA
A decisão do governo argentino acontece logo após Donald Trump ordenar a saída dos Estados Unidos da OMS. No primeiro dia de seu segundo mandato, o presidente norte-americano determinou a interrupção imediata de transferências de fundos e apoio financeiro à entidade. Segundo Trump, a OMS teria sido pressionada pela China no início da pandemia, levando a decisões equivocadas que prejudicaram a resposta global à Covid-19. O republicano já havia ameaçado retirar os EUA da organização durante seu primeiro mandato, mas a medida só foi oficializada agora, com a promessa de redirecionar os recursos para outras iniciativas de saúde. Com a saída dos Estados Unidos, a OMS perdeu seu maior financiador, já que o país era o principal contribuinte do órgão ligado à ONU. A retirada da Argentina reforça a tendência de afastamento de organismos multilaterais adotada por alguns governos de direita ao redor do mundo, principalmente os alinhados à gestão de Trump.

Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades
  • Anavitória abre o Natal Encantado de Barueri neste sábado (6)
  • A apresentação começa pontualmente às 20h30, no Boulevard Central, localizado na avenida 26 de Março

  • Publicado em 04/12/2025

  • Saúde e Bem Estar, Cidades
  • Barueri amplia ações de conscientização sobre AIDS e ISTs no Dezembro Vermelho
  • Barueri intensifica as ações do Dezembro Vermelho, ampliando prevenção e conscientização sobre HIV/Aids e outras ISTs

  • Publicado em 04/12/2025

  • Especiais, Especiais
  • Comissão adia votação da PEC que reduz jornada para 40h e mantém 6x1
  • Governo defende fim da escala 6x1 além de redução de jornada

  • Publicado em 04/12/2025

  • Cidades, Saúde e Bem Estar
  • Guarda de Barueri inicia Operação Natal Seguro para reforçar proteção no fim de ano
  • Iniciativa coordenada pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) para reforçar a proteção da população durante o período de maior movimentação nas ruas e centros comerciais

  • Publicado em 27/11/2025


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados