Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 08/03/2018
A Prefeitura de Itapevi promove, a partir desta segunda-feira (5), a 1ª fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa à Tuberculose. A ação, que vai até o dia 19 de março, tem como objetivo descobrir e mapear os novos casos da doença, localizados a partir dos pacientes que frequentam as unidades de saúde do município, assim como tratar preventivamente os casos.
A iniciativa é realizada semestralmente pelo município por orientação da Divisão de Tuberculose da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, além de integrar o calendário da Luta Mundial pelo combate à doença, celebrado no dia 24 de março e por este motivo março é o mês de luta contra a tuberculose.
Em casos de suspeita, serão realizados exames específicos gratuitamente, sem a necessidade de guia médica. A ação também terá o reforço dos agentes de saúde visitando as casas e orientando a população sobre a doença.
A tuberculose é tratada em um período de seis meses e a família também é acompanhada no tratamento.
Veja Também: Secretaria de Meio Ambiente abre inscrições on-line para a Pedalada da Hora em Barueri
Há possibilidade de que os contatos do paciente estejam infectados, mas não apresentem a doença.
Os remédios para o tratamento são encontrados nas unidades de saúde e distribuídos gratuitamente. Evitar locais fechados e verificar a vacinação BCG são fundamentais para prevenir a tuberculose. Em 2017, Itapevi registrou 105 novos casos da doença. Neste ano, são 15 pacientes diagnosticados. O registro médio anual é de até 100 novos casos. A segunda fase da Campanha da Busca Ativa à Tuberculose acontece no mês de novembro.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
A mudança ocorrerá na Alameda Rio Negro, na altura do km 23, no acesso ao bairro de Alphaville, em ambos os sentidos
Publicado em 02/07/2025
Fenômeno também gerou alertas de saúde e incêndios florestais, além de ter forçado fechamento de escolas e pontos turísticos
Publicado em 02/07/2025
Efeito médio será de 13,94% em 24 municípios da região metropolitana
Publicado em 02/07/2025
Cidades devem registrar mínimas abaixo de 10°C; população deve se preparar para frio intenso e tempo seco
Publicado em 26/06/2025
Publicidade
Publicidade