Publicidade

Impedir limite na internet fixa pode elevar preço do serviço, diz Anatel

Consumidores e entidades protestam contra limite na banda larga. Agência chamou grandes operadoras para reunião na próxima semana





Impedir limite na internet fixa pode elevar preço do serviço, diz Anatel

Por:Jornal NC - Publicado em 28/04/2016

Pressionado por reclamações de consumidores e associações contrários à possibilidade de as operadoras cortarem a internet fixa de um cliente quando a franquia chega ao fim, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, afirmou que obrigar as empresas a oferecer banda larga ilimitada pode elevar o preço do serviço ou reduzir a qualidade dele.
“O discurso mais fácil para a Anatel seria colocar que a internet tem de ser ilimitada. Mas aí as empresas poderiam aumentar preços, reduzir a velocidade e isso terminaria prejudicando o consumidor. Temos também de pensar na sustentabilidade do setor”, afirmou ao G1 o presidente da Anatel.
Na segunda (18), depois de cobrança do Ministério das Comunicações, a agência publicou uma decisão cautelar que impede temporariamente as operadoras de internet fixa de reduzir a velocidade ou suspender a prestação do serviço de banda larga após o término da franquia prevista.
Mas a suspensão só vale até que essas empresas forneçam aos consumidores ferramentas que permitam, por exemplo, acompanhar o uso de dados de seus pacotes. Ou seja, dentro de alguns meses, as operadoras vão voltar a ser liberadas para fazer os cortes de sinal – se isso estiver previsto no contrato com os clientes.


Veja também: Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros


Reação
A medida provocou reações. Na terça (19), o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, afirmou que a Anatel cria normas para permitir que as operadoras de internet fixa “prejudiquem” os consumidores, ao estabelecer condições para que essas empresas possam oferecer contratos prevendo o corte do sinal quando o cliente atingir o limite da franquia.
Rezende disse que a internet fixa ilimitada como modelo de negócios não terminou, já que algumas empresas ainda podem adotar essa estratégia. No entanto, ele ponderou que, a longo prazo, pode haver dificuldade em sustentar esse tipo de serviço, já que a infraestrutura atual não comporta o uso irrestrito de banda larga por todos os usuários.

Limite é permitido
Regulamento do setor já permite às empresas impor limite de uso da internet fixa. Mesmo assim, o assunto virou polêmica depois de a Vivo anunciar, em fevereiro, que passaria a adotar o limite de franquia nos novos contratos desse serviço. A Vivo adquiriu peso no setor de banda larga fixa depois de se fundir com a GTV, em 2014. Entretanto, a NET já vende planos de banda larga fixa nesses moldes desde 2004.Curta nossa Fanpage no Facebook


Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Cidades
  • Barueri terá nova Maternidade Municipal na Vila Porto
  • O novo prédio será erguido em um terreno de 13.552,24 m², na Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis

  • Publicado em 14/08/2025

  • Internacional, Internacional
  • Tensão diplomática: Europa ameaça retomar sanções contra o Irã
  • As três potências afirmam que ainda há espaço para diálogo, mas que a paciência está se esgotando diante da falta de cooperação iraniana

  • Publicado em 14/08/2025

  • Especiais, Especiais
  • Governo anuncia R$ 30 bi em crédito para setores afetados por tarifaço
  • Haddad diz que Brasil está sendo sancionado por ser “mais democrático”

  • Publicado em 14/08/2025

  • Cidades, Cidades
  • Barueri acelera obras viárias e amplia oferta de empregos na região
  • Cidade investe em mobilidade urbana e atrai oportunidades de trabalho para moradores da Grande São Paulo

  • Publicado em 06/08/2025


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



Publicidade

©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados