Publicidade

Ilhas de Tonga devem ficar sem comunicação por pelo menos um mês após erupção

Região foi devastada por erupção vulcânica e tsunami





Ilhas de Tonga devem ficar sem comunicação por pelo menos um mês após erupção

Por:Jornal NC - Publicado em 19/01/2022

A Nova Zelândia informou que vai demorar pelo menos um mês para reparação de cabo de comunicação submarino que liga ao resto do mundo as ilhas de Tonga, devastadas por erupção vulcânica e tsunami. “A empresa de cabo norte-americana SubCom diz que pelo menos quatro semanas serão gastas para restaurar a conexão a Tonga”, informou o Ministério das Relações Exteriores, ao comentar o desastre que atingiu o arquipélago do Pacífico.

Desde então só foi possível entrar em contato com Tonga por meio de telefones via satélite, a maioria em embaixadas estrangeiras na capital, Nuku’alofa. Segundo a SubCom, a ligação sofreu duas rupturas, uma localizada a 37 quilômetros (km) da costa e outra, em cabo local situado próximo do vulcão, o que dificulta a reparação. Uma embarcação com técnicos para a reparação está atualmente a caminho da vizinha Papua Nova Guiné.

Veja Também: Província do Canadá planeja cobrar “imposto” de não vacinados contra Covid

A Digicel, uma operadora móvel de Tonga, restaurou alguns serviços domésticos básicos de 2G, mas alertou que ainda pode demorar muito para retomar as chamadas internacionais. A operadora Kacific, envolvida em disputa contratual com o governo de Tonga, disse que ainda não teve contato com o governo, revelou Christian Patouraux, diretor administrativo da Kacific. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse em comunicado, que o oficial de ligação, Yutaro Setoya, é responsável pela comunicação entre as agências da ONU e o governo local. A Marinha de Tonga iniciou operação para retirar cerca de 150 moradores das ilhas Mango e Fonoifua, mais afetadas pela erupção e o tsunami, para outras ilhas.

Reflexos do desastre natural
Ontem à noite, no primeiro comunicado após o desastre, adiado pelo corte de comunicações no arquipélago, o governo de Tonga afirmou que o tsunami, com ondas de até 15 metros de altura, destruiu todas as casas em Mango e que apenas duas permaneceram de pé em Fonoifua. Pelo menos três pessoas morreram em Mango, incluindo uma mulher de 65 anos, neste “desastre sem precedentes” na nação do Pacífico Sul, disse o governo. A erupção do Hunga Tonga Hunga Ha`apai, ouvida a centenas de km e claramente vista do espaço, também fez com que o vulcão desaparecesse da superfície marítima. A Nova Zelândia e a Austrália enviaram dois barcos com ajuda humanitária, que terão de cumprir rígidos protocolos contra a pandemia em Tonga, território onde até agora só foi relatado um caso de covid-19.


Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Cidades
  • Projeto CCPL Barueri Emprega encaminhará alunos formados para participarem de processos seletivos
  • Descubra como fazer parte deste projeto e ter acesso a oportunidades de emprego exclusivas

  • Publicado em 20/06/2024

  • Internacional
  • Forças israelenses intensificam invasão de Rafah e matam 17 pessoas em campos de refugiados
  • Moradores relataram bombardeios pesados de tanques e aviões em várias áreas da cidade, onde mais de 1 milhão de pessoas se refugiaram antes de maio

  • Publicado em 20/06/2024

  • Especiais
  • PEC da Anistia a partidos gera impasse entre Câmara e Senado
  • Parlamentares articulam Refis para as siglas e novas regras de distribuição de recursos de campanha

  • Publicado em 20/06/2024

  • Cidades, Cidades
  • Prefeitura de Barueri e SSDUS entregam medalhas e láureas a guardas municipais
  • A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos, na Vila Porto, com a participação de autoridades municipais e da região

  • Publicado em 13/06/2024


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



Publicidade

©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados