Publicidade

Governo de São Paulo confirma três mortes por febre amarela, uma das vítimas era de Santana de Parnaíba





Governo de São Paulo confirma três mortes por febre amarela, uma das vítimas era de Santana de Parnaíba

Por:Jornal NC - Publicado em 26/01/2017

Em meio ao surto crescente de febre amarela em Minas Gerais — e à investigação de 19 casos suspeitos no Espírito Santo —, o governo de São Paulo confirmou, nesta segunda-feira, as primeiras três mortes causadas pela doença este ano. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, uma das vítimas foi infectada em terras mineiras, mas o caso foi notificado quando ela morreu, em Santana do Parnaíba, na Região Metropolitana de São Paulo. Já os outros dois pacientes contraíram o vírus nos municípios de Américo Brasiliense e Batatais, ambos no interior paulista. As autoridades locais investigam ainda dez casos suspeitos: sete pacientes estão internados e três morreram. Todas as ocorrências sob investigação se referem a pessoas infectadas em Minas.
Em solo mineiro, já são 391 os casos notificados, dentre os quais 58 já foram confirmados, segundo o boletim divulgado ontem pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais. Entre as mortes, 32 foram comprovadamente causadas por febre amarela, e 52 seguem sob investigação.
No Espírito Santo, até o momento, nenhuma das 19 ocorrências notificadas foi confirmada oficialmente. Um motivo de preocupação, no entanto, é que exames confirmaram a febre amarela silvestre em macacos mortos encontrados nos municípios capixabas de Colatina e Irupi. Este é o principal indício de que o vírus está circulando naquela parte do estado.
Por isso, o Espírito Santo solicitou ao Ministério da Saúde um milhão de novas doses da vacina contra a febre amarela. A expectativa é de que elas comecem a chegar esta semana.
“Se chegas às cidades será explosivo”
O surto atual é provocado pela febre amarela silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. A confirmação em São Paulo de duas infecções autóctones — ou seja, contraídas dentro do estado — faz aumentar o receio de que o surto se espalhe, aproximando-se de grandes cidades, infestadas pelo Aedes aegypti, mosquito capaz de transmitir a doença em área urbana e conhecido por ser vetor dos vírus de dengue, zika e chicungunha.


Veja Também: ONU pede investigação ‘imparcial e imediata’ de chacina em presídio em Manaus


— Se o vírus chegar às cidades e passar a ser transmitido pelo Aedes, o surto será explosivo. É o que não podemos permitir — ressalta Pedro Tauil, doutor em Medicina Tropical e professor da Universidade de Brasília (UnB). — Por isso, a estratégia correta é mesmo aumentar a vacinação em Minas e em São Paulo e vacinar as cidades do Espírito Santo e do Rio de Janeiro próximas à divisa mineira.
Segundo ele, é preciso cautela, mas os casos de São Paulo não significam, necessariamente, o início de um surto no estado.
— Se o bloqueio no entorno de Minas for feito corretamente, com a vacinação da maior parte das pessoas, não acredito que haja risco de a febre amarela se espalhar — analisa ele.
A Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo também destacou que não é raro ter ocorrência da doença. No ano passado, por exemplo, foram confirmados dois registros de febre amarela silvestre em humanos, e, em ambos os casos, os pacientes morreram. Este mês, o governo paulista recebeu um lote extra de 400 mil vacinas, que serão destinadas ao interior do estado.
Segundo o infectologista Francisco Ivanildo de Oliveira Junior, do Instituto Emilio Ribas, os casos autóctones em São Paulo ocorreram em regiões do estado onde já existe recomendação de vacinação, devido à possível presença do vírus. Mas ele acredita que é possível um aumento no número de casos no estado.
Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Saúde e Bem Estar
  • Antídoto contra intoxicação por metanol está disponível em 9 estados
  • Publicado em 09/10/2025

  • Especiais, Especiais
  • Governo Lula espera apoio global a declaração contra fome e pobreza na COP
  • Texto proposto pela Aliança Global Contra a Fome já foi apresentado a países e será discutido durante reunião de líderes em Belém

  • Publicado em 09/10/2025

  • Especiais, Especiais
  • Parque da Juventude terá o primeiro campo de rugby de Barueri
  • A nova área de lazer está localizada na Avenida Antônio Furlan, nas Chácaras Marco

  • Publicado em 06/10/2025

  • Cidades, Cidades
  • Vacinação nas escolas: mais de 6,7 mil alunos serão imunizados em Barueri
  • A iniciativa tem como meta ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes com menos de 15 anos, por meio de ações direcionadas às redes de ensino infantil

  • Publicado em 03/10/2025


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados