Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 10/01/2019
Uma campanha de financiamento coletivo busca dar um passo decisivo para tirar do papel um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) voltado para a construção de moradias populares no Haiti. O objetivo é arrecadar recursos para iniciar as obras de uma pequena comunidade que abrigaria inicialmente 15 famílias da cidade de Duchity, situada em uma região afetada pelo terremoto de 2010 e pelo furacão Matthew, em 2016.
A iniciativa é do engenheiro Jac-Ssone Alerte, que nasceu em Duchity, a oeste da capital haitiana, Porto Príncipe, vive no Brasil desde 2008 e é formado na UFRJ. A proposta de Jac-Ssone é aplicar, em regime de mutirão, a técnica solo-cimento, que vem sendo estudada há alguns anos por pesquisadores da UFRJ como uma alternativa a métodos convencionais empregados pela indústria da construção civil. A técnica é sustentável e de baixo custo.
Veja Também: Manaus monta esquema de atendimento a famílias vítimas de incêndio
Com duração de 60 dias, a campanha para arrecadar recursos tem duração de 60 dias, começou no dia 13 do mês passado e se encerra em 10 de fevereiro. A meta é levantar R$ 45 mil, total estimado para compra de uma máquina para fabricar tijolo solo-cimento e construção da primeira casa. Até , agora, porém, apenas 16% foram arrecadados cerca de R$7 mil. A campanha é realizada na modalidade “tudo ou nada”, o que significa que, se a meta não for alcançada, o dinheiro será devolvido aos doadores. As doações são feitas pela internet, e os colaboradores poderão receber brindes como camisetas e chaveiros, além de ter o nome gravado em um tijolo da “parede dos doadores”, que será erguida na comunidade. Os contribuintes ganharão ainda uma cópia digital do livro (Re)construindo um Sonho, que Jac-Ssone lançou no ano passado para apresentar suas ideias e contar sua história. Os recursos arrecadados com a venda dos livros impressos também estão destinados ao projeto.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
Com a liberação da nova via, será fechado o desvio provisório que partia da Castello em direção à rua Bahia
Publicado em 11/09/2025
Descoberta detalhada em pesquisa publicada nesta quarta na revista Nature representa uma das principais evidências sobre possibilidade de vida no planeta vizinho da Terra
Publicado em 11/09/2025
Porta-voz mencionou que Trump não teme usar “poderio militar” para defender liberdade de expressão
Publicado em 11/09/2025
Ótimas oportunidades para adotar cães e gatos resgatados, prontos para receber um novo lar cheio de amor e cuidado
Publicado em 04/09/2025
Publicidade
Publicidade