Publicidade

Em dois anos, Brasil estará entre os 20 maiores produtores mundiais de energia solar

País deve atingir a posição graças ao enorme potencial encontrado no Nordeste, que apresenta a os maiores valores de irradiação solar global





Em dois anos, Brasil estará entre os 20 maiores produtores mundiais de energia solar

Por:Jornal NC - Publicado em 29/01/2016

Ao final de 2014, o mundo contabilizou uma potência instalada de geração de energia solar fotovoltaica de 180 Gigawatts (GW), 40,2 GW a mais que em 2013. Os dados são do relatório “Energia Solar no Brasil e no Mundo – Ano de Referência – 2014”, publicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
De acordo com a publicação, os cinco primeiros países em potência instalada são Alemanha, China, Japão, Itália e EUA. Juntos, eles respondem por 70% do total mundial. No entanto, ao que parece, o cenário deve mudar logo. Para 2015, estima-se que a China alcance o 1º lugar no ranking mundial de potência instalada.
Além disso, outra previsão que chama a atenção é a de que, em 2018, o Brasil deverá estar entre os 20 países com maior geração de energia solar no mundo, considerando a potência já contratada (2,6 GW) e a escala da expansão dos demais países.

Veja Também: Engenheiro cria sistema natural para tratar esgoto

A posição pode ser explicada pelo enorme potencial brasileiro, encontrado principalmente no Nordeste. A região apresenta os maiores valores de irradiação solar global, com a maior média e a menor variabilidade anual, dentre todas as regiões geográficas. Os valores máximos de irradiação solar são observados na região central da Bahia e no noroeste de Minas Gerais.
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (IEA), a energia solar deve responder por cerca de 11% da oferta mundial de energia elétrica em 2050 (5 mil TWh). Outros estudos revelam que, no Brasil, nesse mesmo período, 18% dos domicílios contarão com geração fotovoltaica (8,6 TWh).
Ministério garante incentivos
O Ministério de Minas e Energia lançou em dezembro o Programa de Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), com o objetivo de estimular a geração de energia pelos próprios consumidores (residencial, comercial, industrial e rural) com base em fontes renováveis, em especial a fotovoltaica.
O governo acredita que a proposta deve alavancar o consumo de energia solar. Há potencial para a instalação de 23,5 GW até 2030 já que o nordeste apresenta os maiores valores de irradiação solar global.Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Entretenimento
  • Férias Divertidas: CCPLs de Barueri têm programação especial no mês de dezembro para adultos e crianças
  • De 22 a 30 de dezembro, os CCPLs de Barueri terão atividades, oficinas criativas, jogos e muitas brincadeiras

  • Publicado em 23/12/2025

  • Cidades, Cidades
  • Barueri investe no verde na sustentabilidade ambiental
  • A ação teve como objetivo a compensação ambiental pelas intervenções realizadas em obras da Prefeitura de Barueri

  • Publicado em 23/12/2025

  • Especiais, Política
  • STF analisa pedidos de prisão domiciliar humanitária e mantém decisões divergentes entre réus
  • Tribunal pondera saúde, idade e risco à ordem pública ao decidir sobre prisões domiciliares

  • Publicado em 23/12/2025

  • Entretenimento, Entretenimento
  • Pedro Sampaio coloca todo mundo para dançar nesta quinta-feira (18)
  • Esta quinta-feira (18), quem promete agitar o público é o DJ Pedro Sampaio. A apresentação acontece às 20h30 e deve transformar o estacionamento do Ginásio Zé Corrêa em uma verdadeira pista de dança a céu aberto

  • Publicado em 18/12/2025


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados