Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 21/09/2017
Há 70 anos, mais precisamente no dia 2 outubro de 1947, São Paulo ganhava um espaço que provou ser um marco na disseminação da arte. Trata-se do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand, que está prestes a comemorar sete décadas de existência e, para tal, apresenta intensa programação cultural com shows, oficinas, visitas, palestra, seminário e filmes - tudo de graça.
As atividades têm início no dia 1º de outubro, domingo, quando o museu aproveita a Paulista Aberta para realizar shows em seu Vão Livre. A partir das 11h, se apresentam Juçara Marçal (Metá Metá), Paulinho Tó e o projeto Teto Preto, uma live eletro-orgânica liderada por Angela Carneosso.
Veja Também: Bienal do Livro recebe 680 mil visitantes com maior presença de jovens
Nos intervalos dos shows acontecem oficinas gratuitas de jogos e brincadeiras, construção de estruturas modulares com madeira e tecido, práticas teatrais e experimentações sonoras com instrumentos não convencionais - além de customização de artigos em uma estação de serigrafia. Já no dia oficial do aniversário, 2 de outubro, segunda-feira, o MASP abre ao público em horário estendido, das 10h às 22h, com entrada livre. A partir das 19h, serão abertas, excepcionalmente, as persianas das janelas do 2º andar, onde estão as obras do acervo do Museu. Esta será uma chance rara e histórica para que os visitantes vejam os cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi em relação direta com a cidade, justapostos pelas vistas da avenida Paulista e da avenida Nove de Julho.
A última vez que isso ocorreu foi em 10 de dezembro de 2015, na abertura da exposição “Acervo em transformação”, quando o Museu trouxe de volta os cavaletes de cristal ao espaço expositivo de seu acervo. Nos dias 20 e 21 de outubro, o seminário Histórias afro-atlânticas traz curadores, especialistas e artistas nacionais e internacionais para debater tópicos que se relacionam à África, às Américas, ao Caribe e à Europa. Finalizando as comemorações, o MASP recebe a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com exibições gratuitas no Vão Livre, de 23 a 28 de outubro, a partir das 19h30.
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
A mudança ocorrerá na Alameda Rio Negro, na altura do km 23, no acesso ao bairro de Alphaville, em ambos os sentidos
Publicado em 02/07/2025
Fenômeno também gerou alertas de saúde e incêndios florestais, além de ter forçado fechamento de escolas e pontos turísticos
Publicado em 02/07/2025
Efeito médio será de 13,94% em 24 municípios da região metropolitana
Publicado em 02/07/2025
Cidades devem registrar mínimas abaixo de 10°C; população deve se preparar para frio intenso e tempo seco
Publicado em 26/06/2025
Publicidade
Publicidade