Publicidade

Em Ilhabela, MEI terá custo zero para início das atividades

O Prefeito de Ilhabela Toninho Colucci declara que esta medida irá auxiliar no fomento à regularização dos microempreendedores da cidade





Em Ilhabela, MEI terá custo zero para início das atividades

Por:Jornal NC - Publicado em 06/01/2022

Foi aprovado, no início deste mês, na Câmara Municipal de Ilhabela, o projeto de lei 81/2021, de autoria do Executivo Municipal, que prevê ao Microempreendedor Individual (MEI) custo zero para início imediato de suas atividades, com a dispensa de obtenção e renovação de Alvará de Licença de Funcionamento e Alvará Sanitária e do pagamento das respectivas taxas.

O Prefeito de Ilhabela Toninho Colucci declara que esta medida irá auxiliar no fomento à regularização dos microempreendedores da cidade, bem como a todo o desenvolvimento econômico da cidade. Segundo ele, este foi um pedido dos vereadores e sem dúvidas irá estimular as pessoas a montarem seus negócios e gerarem renda para Ilhabela. O projeto visa adequar a legislação local do Código de Posturas Municipal e do Código Tributário Municipal, em consonância com a Lei Complementar 123/2006, do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Veja Também: Ilhabela vence a mais importante premiação brasileira do Patrimônio Cultural

Com efeito, a Lei Complementar previu a desoneração de custos para o MEI mediante isenção de taxas, emolumentos e outras cobranças relacionadas a abertura, a inscrição, ao registro, ao funcionamento, ao alvará, a licença, ao cadastro, as alterações e procedimentos de baixa e encerramento e demais relativos ao MEI, inclusive as relativas a fiscalização da vigilância sanitária. Sendo assim, na prática, esta alteração proposta implicará na dispensa (inexigibilidade) de obtenção e renovação do Alvará de Licença e Funcionamento, Alvará Sanitário e vistoria prévia para o exercício das atividades como MEI.

O MEI passará a ter isenção no pagamento das respectivas taxas discriminadas em dispositivo específico a ser inserido no Código Tributário Municipal. Vale ressaltar que a dispensa não desobriga o MEI do cumprimento dos requisitos legais para o exercício da sua atividade, compreendidos, dentre outros, os aspectos sanitários, ambientais, tributários, de segurança pública, uso e ocupação do solo, atividades domiciliares e restrições ao uso de espaços públicos. Já sancionada pelo Prefeito Toninho Colucci, a lei é válida a partir do dia 1° de janeiro de 2022.


Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Cidades
  • O romantismo de Daniel é atração especial do Natal Encantado nesta quinta, 11
  • Publicado em 11/12/2025

  • Cidades, Cidades
  • Retrospectiva 2025: Barueri fecha o ano com obras impactantes
  • A Prefeitura de Barueri encerra 2025 com mais de 50 obras concluídas ou em andamento, incluindo novas UBSs, reformas de escolas e a entrega do Parque da Juventude

  • Publicado em 11/12/2025

  • Especiais, Especiais
  • Comissão do Senado aprova fim da jornada de trabalho 6x1
  • Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas semanais; texto será enviado para análise no plenário

  • Publicado em 11/12/2025

  • Cidades
  • Anavitória abre o Natal Encantado de Barueri neste sábado (6)
  • A apresentação começa pontualmente às 20h30, no Boulevard Central, localizado na avenida 26 de Março

  • Publicado em 04/12/2025


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados