Publicidade
Por:Jornal NC - Publicado em 20/10/2017
Quando o assunto é educação, a Finlândia é uma das maiores referências mundiais. O país nórdico está constantemente investindo na evolução de seu sistema educacional e figura sempre nas primeiras posições do Pisa, avaliação internacional que mede o nível educacional de jovens de 15 anos nos países-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Na edição 2015, por exemplo, a Finlândia apareceu em 5º lugar em ciências, 4º em leitura e 12º em matemática.
Mas qual o motivo para o modelo finlandês dar tão certo, ou ser tão bem visto? Para Helmi Halme, estudante finlandesa de 17 anos, o sucesso tem a ver com o incentivo: “A educação é muito valorizada, e isso motiva os estudantes”, avalia. Outro ponto destacado é o horário das aulas. “Na Finlândia, o dia não começa tão cedo”, afirma Ronja Haikarainen. “Em geral, as aulas começam às 8h30 e vão até às 15h ou 16h”, explica Helmi.
Veja Também: Prefeitura inaugura núcleo do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos
Além de irem para a escola um pouco mais tarde, os alunos finlandeses também contam com mais intervalos que os brasileiros. Após cada aula, eles têm uma pausa que dura cerca de 15 minutos. O sistema educacional finlandês também valoriza muito o aprendizado de línguas estrangeiras, especialmente o inglês. Na escola, os estudantes podem escolher um idioma para estudar além do finlandês e do sueco (línguas oficiais do país).
Curta nossa Fanpage no Facebook
Publicidade
A apresentação começa pontualmente às 20h30, no Boulevard Central, localizado na avenida 26 de Março
Publicado em 04/12/2025
Barueri intensifica as ações do Dezembro Vermelho, ampliando prevenção e conscientização sobre HIV/Aids e outras ISTs
Publicado em 04/12/2025
Governo defende fim da escala 6x1 além de redução de jornada
Publicado em 04/12/2025
Iniciativa coordenada pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) para reforçar a proteção da população durante o período de maior movimentação nas ruas e centros comerciais
Publicado em 27/11/2025
Publicidade