Publicidade

Coordenadoria da Juventude e Política sobre Drogas realizou uma série de programas nos últimos quatro anos

Durante os quatro anos de trabalho, o órgão público desenvolveu planos de prevenção às drogas, feiras estudantis, planos de estágio para estudantes de ensino médio e superior e o conselho municipal da Juventude, como forma de apoio ao debate sobre políticas públicas voltadas aos jovens em Barueri





Coordenadoria da Juventude e Política sobre Drogas realizou uma série de programas nos últimos quatro anos

Por:Jornal NC - Publicado em 16/06/2016

A Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Governo, mantém a Coordenadoria da Juventude e Política sobre Drogas, desde 2013, com o inicio do mandato do Prefeito Gil Arantes, com o objetivo de desenvolver políticas públicas para os jovens. A coordenadoria é dividida em dois eixos: Políticas Públicas para a Juventude e Políticas Públicas sobre Drogas.
Segundo o coordenador Antônio Donizeti Inácio, conhecido como Pastor Tony, durante os quatro anos de trabalho, foram desenvolvidos planos de prevenção às drogas, feiras estudantis, planos de estágio e o conselho municipal da Juventude, como forma de apoio ao debate sobre políticas públicas na cidade de Barueri.
Em 2013, a coordenadoria ministrou palestras especiais em empresas, escolas e instituições sociais com temas de prevenção ao uso de drogas e atividades que incluíram dinâmicas de grupo aplicadas pela equipe de apoio técnico, com o objetivo de discutir a influência da propaganda e do consumo de álcool para os munícipes.
Além disso, segundo o Pastor Tony “Droga é questão de saúde pública, com isso, alinhamos com a Secretaria da Saúde, para que os munícipes tenham atendimento para o tratamento contra drogas” explicou. O órgão encaminha os usuários para a Secretaria da Saúde e dependendo do estado, o munícipe é internado em uma clínica de reabilitação, onde passa até 6 meses em tratamento contra o vício.




Veja Também: Duas maternais de Barueri serão inauguradas no dia 2 de julho, uma no Bairro dos Altos e outra no Parque dos Camargos

No eixo da Juventude, um dos projetos organizados pela Coordenadoria foi a Primeira Feira Estudantil de Barueri – Jovem Empreendedor (FESB), que aconteceu em 2014, no Centro de Eventos que reuniu mais de 15 mil estudantes da rede pública de ensino e contou com stands de faculdades, escolas técnicas, de cursos profissionalizantes, cursos de inglês, concursos públicos, além de palestras com temas como “O Desafio de Ser Jovem”, “Empregabilidade” e “Os Segredos do Processo Seletivo”.
Outro projeto de grande destaque foi o Projeto de Lei, que foi elaborado pelo chefe do executivo em 2014, para autorizar a Prefeitura a implantar um novo programa de estágios no serviço público municipal, para estudantes de ensino médio e de ensino superior. Em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), com o novo programa, o governo municipal pode admitir estudantes com idade igual ou superior a 16 anos, de escolas e faculdades públicas ou particulares, em regime de estágio em todos os órgãos da Prefeitura Municipal.
Alunos que concluíram o ensino médio técnico, mas que não conseguiram se encaixar em estágio no período de estudo, podem também recorrer ao programa da Prefeitura para cumprir sua obrigatoriedade de carga horária em estágio. O valor da bolsa-auxílio é um salário mínimo para estudantes de ensino médio e mais 10% para os estudantes de ensino superior.
“Esse projeto tem ajudado muito a juventude, porque quando eles vão pleitear uma vaga no mercado de trabalho, eles vão com um currículo com experiência de trabalho, e isso o coloca mais preparado diante da grande concorrência, e muitos dos jovens têm falado da grande importância que esse projeto tem sido para eles”, explicou Pastor Tony. Sobre o programa que já atendeu mais de 1.500 jovens.
Nas últimas semanas, foi realizada a votação de posse dos presidentes de grêmios estudantis, Tony destaca que o mais interessante foi que o próprios estudantes desenvolveram um sistema eletrônico para a urna, “foram três alunos do ITB que trouxemos para trabalhar aqui na coordenadoria também” afirmou, “para nós, um dos grandes desafios do futuro é chamar essa juventude para se envolver, porque em todos os momentos que os jovens se uniram eles mudaram a história do país”, completou Donizeti.
O último projeto de destaque é o Conselho Municipal da Juventude, criado pela Lei nº 2327 de 27 de fevereiro de 2014, onde passou a ser membro. O conselho é um órgão permanente, paritário, consultivo e deliberativo e tem por finalidade, estudar, analisar, discutir, formular, avaliar e propor diretrizes governamentais, voltadas à promoção das políticas públicas de jovens, com idade entre 15 e 29 anos, tendo em conta o caráter transversal destas políticas.
O conselho é um apoio de discussão sobre políticas públicas para os jovens de Barueri, “é uma porta que o jovem entra para ter acesso às políticas públicas”, afirma Donizeti.



Veja Também: Espetáculo no CCPL: Alunos apresentam duas peças de teatro com entrada franca


INFORMAÇÕES
A Coordenadoria de Juventude e Políticas sobre Drogas de Barueri fica na rua Guilhermina Carril Loureiro, nº 100, Centro de Barueri.
Telefone: 4199-0422.

SOBRE ANTÔNIO DONIZETI INÁCIO (PASTOR TONY)
Em 1992, Antônio mudou-se para Barueri,. Em 1996 foi convidado para ser cabo eleitoral de Gil Arantes.
Foi vereador e em seu mandato criou o PROJAB, que promove projetos voltados para jovens e adultos.
Em 2004 foi reeleito com o dobro dos votos e pleiteou a presidência da Câmara Municipal de Barueri.
Em 2012 foi convidado a fazer parte da Coordenadoria da Juventude e Políticas Públicas sobre Drogas, onde atua como coordenador.
Hoje o Pastor Tony é pré-candidato a vereador e pretende dar continuidade às políticas públicas não só para a juventude, mas também para a drogadição e todo o terceiro setor.

Confira a reportagem na íntegra



Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Cidades
  • Prefeitura de Barueri finaliza recapeamento de quatro ruas do Jardim Belval
  • O trabalho de recapeamento asfáltico realizado pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Obras ocorre o ano todo e por toda a cidade

  • Publicado em 28/03/2024

  • Internacional
  • Ponte desaba nos EUA após ser atingida por navio
  • Uma das principais pontes de Baltimore, nos EUA, se rompeu completamente após o choque do cargueiro

  • Publicado em 28/03/2024

  • Especiais, Especiais
  • Brasil e França lançam programa para arrecadar € 1 bilhão em 4 anos
  • Ação faz parte do Plano sobre bioeconomia e proteção de florestas

  • Publicado em 28/03/2024

  • Cidades, Cidades
  • Barueri convida para entrega do Centro de Convivência do Mutinga neste sábado, 23
  • O empreendimento tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, com opções de atividades físicas e culturais

  • Publicado em 21/03/2024


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



Publicidade

©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados