Publicidade

Chegamos ao limite: planeta já não sustenta ritmo de consumo

Em apenas sete meses, humanidade esgota recursos naturais que a Terra pode regenerar em um ano, alertam cientistas





Chegamos ao limite: planeta já não sustenta ritmo de consumo

Por:Jornal NC - Publicado em 24/07/2025

O mundo atingiu nesta terça-feira a chamada “sobrecarga da Terra”, data simbólica que marca o ponto em que a humanidade esgota todos os recursos naturais que o planeta é capaz de regenerar ao longo de um ano. A partir de agora, estamos vivendo “no vermelho ecológico”, alerta a Global Footprint Network, organização internacional responsável pelo cálculo.
Este ano, a data chega uma semana mais cedo do que em 2024, sinalizando um aumento no ritmo do consumo global de recursos como água, solo fértil, florestas e capacidade de absorção de carbono. De acordo com o relatório divulgado, a humanidade atualmente consome o equivalente a 1,7 planetas Terra para manter seu estilo de vida atual um modelo considerado insustentável a médio prazo.

Veja Também: Israel lança ataques aéreos pesados contra Síria e promete proteger drusos

“O que estamos vendo é uma crise silenciosa. Continuamos a retirar mais da natureza do que ela consegue repor, e isso está cobrando um preço alto em termos de colapso ecológico, perda de biodiversidade e mudanças climáticas extremas”, afirmou Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network. Os principais fatores que impulsionaram o adiantamento da sobrecarga em 2025 incluem o crescimento do consumo de energia fóssil, a expansão descontrolada da agropecuária e o aumento das emissões de carbono em regiões urbanas densamente povoadas.

Países com maior pegada ecológica, como Estados Unidos, China e membros da União Europeia, continuam sendo os principais responsáveis pelo desequilíbrio ambiental. Especialistas reforçam que inverter essa tendência é possível, mas exige mudanças rápidas e estruturais. “Reduzir o desperdício de alimentos, investir em energias renováveis e repensar o modelo de produção e consumo são passos fundamentais para reequilibrar nosso impacto no planeta”, explicou a climatologista brasileira Mariana Oliveira, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Enquanto governos, empresas e cidadãos debatem responsabilidades e soluções, os efeitos da sobrecarga já são sentidos em forma de secas mais intensas, escassez hídrica, eventos climáticos extremos e aumento do custo dos alimentos. Para muitos ambientalistas, a data serve como um chamado à ação um lembrete de que o tempo para mudar está se esgotando tão rapidamente quanto os próprios recursos da Terra.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades
  • Parque da Juventude já funciona em grande espaço para cultura, esporte e lazer
  • O Parque da Juventude Rubens Furlan Junior, já chamado de “Parque do Rubinho”, está funcionando todos os dias, das 6h às 18h, com estrutura para esporte, cultura e lazer

  • Publicado em 23/10/2025

  • Saúde e Bem Estar, Saúde e Bem Estar
  • Barueri investe na Saúde e entrega 25 ambulâncias, entre elas UTIs móveis de alta tecnologia
  • Publicado em 23/10/2025

  • Especiais, Especiais
  • Brasil e Indonésia firmam acordos; Lula confirma candidatura em 2026
  • Presidentes prometem novos encontros para ampliar cooperação

  • Publicado em 23/10/2025

  • Cidades
  • Programação cultural de outubro em Barueri traz diversão e conscientização sobre o câncer de mama
  • Publicado em 16/10/2025


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados