Publicidade

Barueri investe em obra de desassoreamento do rio Cotia no Jardim Maria Helena

O objetivo dessa atual intervenção é diminuir os efeitos das enchentes, que castigam há anos os moradores de ambos os municípios por conta do transbordamento do Rio Cotia





Barueri investe em obra de desassoreamento do rio Cotia no Jardim Maria Helena

Por:Jornal NC - Publicado em 18/04/2024

O trabalho de desassoreamento do rio Cotia, iniciativa que envolve o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), e as Prefeituras de Barueri e de Carapicuíba, foi retomado recentemente, na metade de março deste ano. Desassorear significa remover materiais, como areia, lodo e outros sedimentos do fundo do rio.O objetivo dessa atual intervenção é diminuir os efeitos das enchentes, que castigam há anos os moradores de ambos os municípios por conta do transbordamento do Rio Cotia, a exemplo de trechos das avenidas Bariloche e Marco Antonio Calegari. Entre os bairros de Barueri mais afetados pelas cheias do rio estão o Jardim Maria Helena e as partes baixas da Aldeia de Barueri.

Veja Também: Barueri é a cidade mais sustentável do Brasil em 2024, segundo a Bright Cities

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, está atualmente colaborando com as áreas de bota-espera nos trechos adjacentes aos serviços. Essas áreas servem para estocar temporariamente o material de escavação que, por possuir boa qualidade, será aproveitado posteriormente. A limpeza e o desassoreamento estão sendo realizados no trecho final do Rio Cotia, na Foz com o Rio Tietê. De acordo com Ronaldo Dantas de Lima, diretor da Coordenadoria de Obras Viárias e Hídricas da Secretaria de Obras da cidade, “a Prefeitura já realizou a limpeza e o desassoreamento de um trecho anterior, onde hoje outro serviço está sendo executado pelo Governo do Estado, visando mitigar os efeitos das grandes precipitações pluviométricas que acometeram a região”.

Moradores já sentem as melhorias
Para Carlos Alberto dos Santos, morador do Jardim Maria Helena há 40 anos, e que já presenciou oito enchentes, essa obra de desassoreamento do Rio Cotia conseguiu diminuir a vazão de água nos dias de chuva. “As máquinas agora estão trabalhando permanentemente na margem, tanto que na última chuva que deu, o rio encheu, mas não transbordou por causa dessa benfeitoria que a Prefeitura está fazendo.

Em 2023, tivemos uma chuva que encheu um metro de água dentro de casa. Perdemos muitas coisas, mas o Prefeito de Barueri ajudou cada um dos moradores atingidos com um valor com o qual conseguimos repor alguns dos objetos perdidos. A partir daquele momento, a Prefeitura decidiu tirar algumas casas e alargar o rio e tudo melhorou”, declarou. A moradora Gilda Maria da Silva também disse que tem visto as máquinas trabalhando para que as chuvas não voltem a castigar o local. “Depois daquela última enchente, as ruas não encheram mais”, finalizou.

Curta nossa Fanpage no Facebook

Seu Portal de últimas notícias das cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, São Paulo e região de Alphaville e Granja Viana.

Publicidade

Mais Notícias


  • Cidades, Cidades
  • Prefeitura de Barueri e SSDUS entregam medalhas e láureas a guardas municipais
  • A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos, na Vila Porto, com a participação de autoridades municipais e da região

  • Publicado em 13/06/2024

  • Internacional, Internacional
  • Ucrânia apela por envio de defesa aérea em meio à destruição de usinas
  • Rússia adotou como estratégia de guerra a destruição das usinas ucranianas

  • Publicado em 13/06/2024

  • Especiais, Especiais
  • Taxação de importação até US$ 50 e Projeto Mover vão à sanção
  • PL 914/24 foi aprovado na Câmara por 380 votos contra 26

  • Publicado em 13/06/2024

  • Cidades, Cidades
  • Alunos do CCPL Barueri participaram da cerimônia de formatura na Praça das Artes
  • A formatura do CCPL Barueri não apenas marcou o fim de uma jornada, mas marcou o início de uma nova fase repleta de possibilidades e oportunidades para os alunos

  • Publicado em 31/05/2024


Publicidade

Contato




Telefone
(11) 9 8476-9654

Endereço
Edifício Beta Trade
Rua Caldas Novas, 50, Sala 175,
Bethaville I - SP, CEP 06404-301.



Publicidade

©2014 2019 - Jornal NC. Todos os direitos reservados